Equipe de técnicos discute a elaboração do protocolo da Rede de Proteção Municipal
Foi realizada em Pinhais, reunião na sede da Secretaria de Assistência Social (Semas) para discussão do protocolo da Rede de Proteção Municipal.
Composta por um conjunto de entidades, profissionais das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação e instituições, a Rede de Proteção atua para garantir apoio e resguardar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, adultos, mulheres em situação de violência e pessoas idosas. O grupo trabalha e articula para buscar soluções mais rápidas e eficazes nos casos tratados.
A criação do protocolo surgiu da necessidade da elaboração de um documento orientador para a Rede de Proteção da Família do município. O documento vem para a construção de protocolos, fluxos e estipular atribuições de cada política pública e ou órgãos de defesa de direitos, além da formação de uma rede bem integrada, possibilitando oferecer aos munícipes, um atendimento mais humanizado, assertivo e com maior celeridade.
Outra vantagem da implantação da medida é gerar uma melhor comunicação entre os integrantes da Rede de Proteção, tornando as informações mais claras e objetivas e tendo como foco principal, a integralidade no atendimento às pessoas que se encontram em vulnerabilidade, risco social, e principalmente, vivenciam qualquer tipo de violência.
As reuniões da equipe de técnicos da Rede de Proteção têm ocorrido semanalmente. Os encontros iniciaram no mês de dezembro do ano passado e serão promovidos até abril de 2022, sob a supervisão técnica da Dra. Angela Christianne Lunedo de Mendonça, pedagoga, especialista em administração pública e direito, e que atua na Secretaria Estadual de Justiça da Família e Trabalho, e também é vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná.