Crianças, adolescentes e idosos participam do 5º Encontro Intergeracional do Cras Norte
Na manhã do último sábado (18), foi realizado na sede do Núcleo de Convivência Familiar- Norte, localizado no Jardim Amélia, o 5º Encontro Intergeracional do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Norte.
O encontro contou a participação de 70 pessoas da comunidade. Estiveram presentes crianças, adolescentes e idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. O serviço é realizado em grupos, organizados por faixa etária e têm o objetivo de prevenir possíveis situações de risco da população em geral, visando à melhoria da qualidade de vida. Através de atividades, passeios e oficinas, o objetivo é criar oportunidades de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como acesso a informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos participantes.
A coordenadora do Cras Norte, Karina Rodrigues Silveira Gonçalves, explica que esta ação proporcionou um momento de lazer, interação e convivência comunitária. Ela destacou que neste último sábado, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por isso, foi tratado do tema no encontro, que contou com a participação de uma psicóloga que abordou o assunto para os adultos e idosos e foi realizada uma apresentação de teatro com fantoches para as crianças e adolescentes. Os presentes também participaram da "atividade das mãos", uma dinâmica onde cada pessoa desenhou sua mão em uma folha de papel e fez o recorte. Cada figura recortada virou uma "pétala", que unida a outras formaram flores margaridas, que é o símbolo oficial da campanha de combate ao abuso e exploração sexual.
Finalizando o evento foi servido um café para confraternização dos participantes. O morador do Jardim Amélia, Luiz Antônio Ferreira de Ramos, veio junto com a esposa e os dois filhos e aprovou o encontro. "Eu achei excelente. É um momento família, a gente se informa sobre assuntos importantes e também acontecem atividades boas para as crianças. Venho com minha família todos os anos e podemos aproveitar muito bem, aprendendo e até se divertindo." disse.
Na opinião da coordenadora, a 5ª edição do Encontro Intergeracional foi um momento de levar educação e conhecimento. "Quanto mais você informar a população, melhor. Quais os caminhos de prevenção à violência? Quais os meios que o cidadão pode ter? Disque 100, Creas, a delegacia, por exemplo. A nossa proposta é trazer informação para a população se municiar de ferramentas para combater a violência contra crianças e adolescentes" afirmou Karina.