Coice da Mula é a primeira empresa contemplada com o Selo Mulher + Segura
A Prefeitura de Pinhais lançou na noite da última sexta-feira (8), na cervejaria Coice da Mula, o Selo Mulher + Segura. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer boas práticas dos estabelecimentos do município no enfrentamento à violência contra as mulheres. O lançamento oficial contou com a presença da prefeita Rosa Maria, da secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, do vereador Tomé, dos proprietários da Coice da Mula, Patrícia e Hélio Dias, além de servidores, funcionários e clientes.
Instituído pela lei nº 2913/2023, a proposta do selo é preparar ambientes, como bares, boates, cervejarias, entre outros, para prevenir a violência contra a mulher, com a realização de práticas simples, como avisos de orientação no banheiro feminino com telefones e onde pedir ajuda, e formação para os profissionais para identificar o momento da violência. Além disso, a lei também propõe a criação de um item no cardápio do estabelecimento que identifique no momento a situação de violência contra a mulher.
Primeira empresa contemplada e integrante da Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais, a Coice da Mula recebeu a entrega simbólica do Selo Mulher + Segura das autoridades presentes no lançamento. Além do Selo (adesivo), também foram entregues os cartazes que serão fixados no estabelecimento, onde constam os contatos para denúncias e o QR CODE que direciona para o aplicativo 153 Cidadão da Guarda Municipal de Pinhais.
A prefeita Rosa Maria enalteceu a iniciativa das Secretarias diretamente envolvidas (Assistência Social, Segurança e Trânsito e Governo) e o protagonismo da Coice da Mula. “É um dia extremamente feliz. Este selo foi fruto de muita conversa, de muita vontade, e foi totalmente pensado para a realidade de Pinhais. Queremos que muitas empresas façam adesão, parabenizo as equipes que trabalharam muito, discutiram muito para chegar num bom termo, onde a mulher, seja a que trabalha a noite, seja a que usufrui da noite enquanto momento de lazer, que ela se sinta segura”, afirmou.
Para a empresária Patrícia Dias, a ação representa uma conquista. “Estou bem feliz com esse selo, ver tantas mulheres aqui reunidas é uma conquista nossa, da mulher, porque nós somos a parte mais vulnerável. Nossa cervejaria tem quatro anos e eu não pensava a respeito disso, e convivendo aqui, comecei a perceber que aconteciam primeiros encontros de casais, então a moça poderia estar num encontro que poderia não terminar bem. Comecei a ver que precisava ser feito alguma coisa. A gente não pode realmente admitir que o assédio contra a mulher continue existindo”, pontuou.
A secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, também agradeceu a participação da comunidade e do Conselho Municipal da Mulher de Pinhais (CMM) na realização deste e de outros projetos como a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”: “Todas as Secretarias também estão envolvidas e contribuíram de alguma forma. Foram ações integradas, pensadas para movimentar a sociedade pelo fim da violência, que não é só física. Emocionalmente, para a mulher sair desse ciclo de violência, não é simples. Infelizmente temos números altos dessa realidade, principalmente depois da pandemia, e isso é muito sério.”
Serviço
As empresas que tiverem interesse em fazer parte desta iniciativa e todos que desejam conhecer mais sobre mais este programa da prefeitura, podem acessar o site: www.pinhais.pr.gov.br/mulhermaissegura
Baixe o app 153 Cidadão e denuncie qualquer situação de assédio ou violência contra a mulher.
Guarda Municipal: 153 ou 3912-5153
Central de Atendimento à Mulher: 180