Casos de dengue continuam aumentando em todo o Estado, mesmo com a chegada do inverno
O inverno chegou, e diferente do que o esperado, os casos de dengue continuam a aumentar. No Paraná, desde julho de 2018 já forma confirmados mais de 16 mil casos de dengue. Em Pinhais não houve registro da doença, mas já foram encontrados 260 focos do mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue, zika e chicungunya.
A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta a toda população, para que evitem deixar água parada em qualquer lugar. "A maioria dos focos, cerca de 62% foram encontrados em residências, por isso precisamos que a população faça sua parte no combate ao mosquito. Os focos encontrados em Pinhais este ano aumentaram 20 vezes se comparado ao ano anterior", afirma a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.
A única forma de evitar que a doença se dissemine é por meio da prevenção. Por isso, medidas simples, são fundamentais para que o mosquito não se reproduza. Em Pinhais, o maior número de focos do Aedes aegypti encontrados foi dentro de pneus. Mas, outros lugares como caixa d'água, bromélias, copos, piscina, ralos, vasos de plantas e até tampa plástica serviram como depósito para o mosquito.
Medidas preventivas
Evite o acúmulo de água
Coloque areia nos potes de plantas
Limpe calhas e ralos
Tampe as caixas d'águas
Não deixe água acumulada nas lajes
Tampe bem o lixo e deixe embalagens com a boca para baixo
Lave os coletores de água da geladeira ou ar condicionado uma vez por semana
Cuidado com plantas que podem acumular água, como as bromélias
Os potes de água dos animais devem ser lavados com água e sabão duas vezes por semana