Boletim alerta sobre o crescimento nos casos de dengue no estado

Os casos de dengue aumentaram na última semana no Paraná. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o boletim da dengue divulgado nesta terça-feira (18), foram 26.692 casos confirmados de dengue; com 6.129 casos a mais que a semana anterior, um aumento de 29,81%.

Devido a situação e o número de óbitos registrados no Estado chegando a 23, o Governo sancionou o decreto que instituiu Estado de Alerta no Paraná para o combate e controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outros agravos.

Em Pinhais, os Agentes de Combate de Endemias já fazem um trabalho de prevenção e monitoramento visitando as residências e empresas. Não há casos de dengue autóctones, ou seja, contraída em Pinhais, mas o vetor está presente em diferentes bairros, logo a necessidade de todos ficarem atentos. A orientação é que a população não deixe qualquer material que possa acumular água e elimine todo tipo de recipiente que possa se tornar criadouro de mosquitos.

Sintomas

A dengue apresenta-se na forma clássica, com febre alta súbita, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, tonturas e extremo cansaço.

Quando o caso evolui, os chamados sinais de alarme aparecem, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, palidez, sangramentos pelo nariz, boca e gengivas.

Tratado corretamente, com hidratação e medicação sintomática, a maioria segue para cura.

Serviço

Para obter informações, tirar dúvidas ou esclarecimentos sobre o assunto entre em contato com a Vigilância Ambiental de Pinhais pelo telefone (41) 3912-5396.