“Abril Verde” marca ações sobre saúde e segurança do trabalho

O dia 28 de abril é marcado pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, e em menção a esta data foi criada a campanha Abril Verde, iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná que tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.

Em Pinhais, o Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NUSAT) é a referência para o desenvolvimento da Política Municipal de Saúde do Trabalhador. Tendo como atribuição realizar inspeções em ambientes de trabalho, investigações de acidente de trabalho grave e fatal, conhecer a realidade de saúde da população trabalhadora, além de outras atividades. Suas ações visam reduzir as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho e proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores, sejam esses do setor formal ou informal, público ou privado.

Por que o mês de abril?

O dia 28 abril foi instituído como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei nº 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Já no dia 7 de abril a Organização Mundial da Saúde estabeleceu o Dia Mundial da Saúde. Data criada em 1948, com objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Serviço

O Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador fica na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Endereço: Rua Guilherme Weiss, 320, Tarumã. Telefone: 3912-5330, ou e-mail:  [email protected]

Para denunciar situações que colocam em risco a saúde de trabalhadores é possível entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde. Endereço: Rua Guilherme Weiss, 320. Telefone: 3912-5313, ou e-mail: [email protected]