Portos do Paraná está entre as 100 maiores empresas do Estado

Premiação “500 Maiores do Sul”, organizada pela Revista Amanhã, também homenageou empresas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

A empresa pública Portos do Paraná faz parte de uma seleta lista de empresas paranaenses consideradas as maiores do Estado.  De acordo com o Ranking da “500 Maiores do Sul” divulgado nesta segunda-feira (21) pela Revista Amanhã, a empresa pública está em 66º lugar entre as maiores do Paraná e em 166º entre as maiores do Sul do País.

Os números mostraram uma evolução no desempenho da empresa pública em relação à 2022, que estava na 78ª e 207ª colocações, nas categorias paranaense e sul-brasileira respectivamente. O levantamento realizado pela PwC classificou dados de organizações referentes ao ano fiscal de 2023. O anuário é publicado desde 1991 e tornou-se referência na comunidade empresarial brasileira.

“Ficamos muito felizes e orgulhosos desses números, que mostram uma grande evolução da empresa. Muito se deve ao profissionalismo de toda a equipe para alcançar esses resultados, e do investimento da autoridade portuária ao realizar treinamentos de capacitação. Como resultado, estamos alcançando diversos recordes de produtividades e atualmente somos referência nacional em gestão portuária há cinco anos consecutivos, segundo o governo federal. Seguimos na busca pela excelência e a premiação mostra isso”, avaliou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

De acordo com o Presidente do Grupo Amanhã, Jorge Polydoro, diferente de outros rankings de empresas, a premiação 500 Maiores do Sul utiliza o Valor Ponderado de Grandez (VPG – média ponderada entre receita líquida, patrimônio líquido e resultado) como métrica. “Outros usam a receita líquida e nós usamos o VPG, que é um desenvolvimento nosso com a PwC, e que é uma métrica mais precisa de acordo com o tamanho das empresas com 50% do peso do patrimônio líquido, 40% da receita líquida e 10% do resultado”, explicou.

Em 2023, a Portos do Paraná apresentou um VPG de R$ 786,25 milhões segundo a consultoria PwC, o que significou uma variação positiva de 25,82% em relação à 2022. A empresa pública somou uma receita líquida de R$ 620,96 milhões, com um aumento de 43,08% em relação ao ano anterior.

Recortes
No ranking do Estado do Paraná, a empresa pública ainda se destaca como a 1ª em Liquidez, 6ª em Rentabilidade sobre a Receita, 10ª em Crescimento da Receita e 40ª empresa com patrimônio líquido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *