Ipem-PR faz calibração das balanças do corredor de exportação
O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) realiza semestralmente o ensaio das 44 balanças de fluxo do Porto de Paranaguá, dando maior credibilidade e segurança nos volumes exportados através dos portos do Paraná.
Os Portos de Paranaguá e Antonina já movimentaram neste ano 38,67 milhões de toneladas. As exportações somam 25,4 milhões de toneladas e representam 65,8% do total movimentado no período. Em 2020, até o momento, as importações chegaram a 13,2 milhões de toneladas. Quase 67% das cargas movimentadas nos portos de Paranaguá e Antonina, no mesmo período, foram graneis sólidos. O volume dos produtos de importação e exportação do segmento ultrapassa 25,78 milhões de toneladas.
O gerente de Calibração e Ensaios do Ipem-PR, Carlos Alexandre Brero de Campos, ressalta a importância do trabalho da equipe do instituto, que executa o ensaio das balanças de fluxo utilizadas na exportação e importação de produtos para avaliar se os equipamentos fazem a pesagem correta. “Assim, o Ipem-PR participa do processo, dando credibilidade ao corredor de exportação”.
Carlos Alexandre deu como exemplo a exportação de soja, que bateu recorde esse ano no Estado, segundo dados do Porto de Paranaguá. “O exportador deve poder contar com a confiabilidade metrológica dos seus instrumentos de medição para garantir que a quantidade correta do produto seja embarcada, preservando a confiança do comprador sobre nossos produtos, sejam eles agrícolas ou não”.
Segundo dados do Porto de Paranaguá, o Paraná é o grande porto do agronegócio brasileiro, sendo o primeiro do País em exportação de óleo vegetal e frango congelado, o segundo em exportação de soja, farelo, açúcar, papel, carne e álcool. Tem, ainda, a melhor produtividade para desembarque de fertilizante, além de ser destaque na movimentação de contêineres e veículos.
“Daí a importância de garantir que essas balanças estejam medindo corretamente, um serviço que é da responsabilidade do Ipem-PR no Estado, como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro”, disse o gerente.
Ele acrescentou que a fiscalização dos equipamentos ocorre semestralmente. As balanças devem passar também por nova avaliação após um equipamento receber algum reparo ou manutenção. “O que é realizado prontamente pelos técnicos do Ipem-PR para dar maior agilidade nesse processo de exportação e importação de produtos pelos Portos do Paraná”, finalizou o gerente de Calibração e Ensaios.