Gestão técnica e eficiência dos portos do Paraná garantem bons resultados ao setor produtivo

A administração dos Portos do Paraná vem sendo premiada, consecutivamente, por boas práticas de gestão, operação e meio ambiente. Em setembro, foram duas categorias do Prêmio Portos + Brasil, do Ministério da Infraestrutura. Neste mês, outros dois quesitos destacam a eficiência e a qualidade com as quais a empresa pública é conduzida.

Como destacam as entidades do setor produtivo – do campo e da indústria – o reconhecimento nacional é também observado dentro das divisas e fronteiras do Estado, nos resultados gerados pelo bom desempenho da gestão logística e portuária.

Profissionalismo é a palavra escolhida pelo engenheiro João Arthur Mohr, gerente de Assuntos Estratégicos do Sistema da Federação da Indústria no Estado do Paraná (Fiep), ao se referir à administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. “Para o setor produtivo, termos portos eficientes é fundamental. E essa é uma característica da atual gestão”, disse.

Ainda segundo Mohr, outro ponto de destaque da atuação da empresa pública no gerenciamento dos terminais portuários do Estado é a transparência e o diálogo.

“Com essa eficiência, conseguimos reduzir nossos custos logísticos; aumentar nossa competitividade; e atender nossos clientes de uma forma mais eficiente. Essa parceria tem sido muito boa nos últimos anos, trazendo resultados ao setor produtivo do Paraná”, acrescentou o representante da Fiep.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR, afirma que os prêmios conquistados pelos portos do Paraná reforçam “o excelente trabalho realizado nestes últimos anos”.

Segundo ele, a importância dos portos para o agronegócio, do Estado e de todo o País, principalmente no escoamento da safra de grãos e das proteínas animais produzidos em larga escala, é irrefutável.

“Mas, para que esse protagonismo se confirmasse, como tem ocorrido, foi preciso uma gestão eficiente, com dinamismo, tomada de decisões em prol dos setores produtivos e qualidade nos serviços prestados. Temos observado diariamente todos esses aspectos, o que nos deixa satisfeitos com o atendimento prestado e com os resultados obtidos”, disse Meneguette.

PRÊMIOS – Do Prêmio “Portos + Brasil”, entregue no último dia 1 de setembro, pelo Ministério da Infraestrutura, a Portos do Paraná foi vencedora em duas das oito categorias. Assim, a empresa pública repetiu a liderança também conquistada no ranking de 2020.

Com a maior nota no Índice de Gestão, entre as autoridades portuárias do país, 9,0 pontos (IGAP), o Minfra atesta a capacidade de gerência dos portos – considerando quesitos financeiros, contábeis, de transparência administrativa, regularidade tributária e trabalhista, além da manutenção dos acessos aquaviários.

Outra categoria premiada pelo Ministério foi a de “Execução dos Investimentos Planejados”: índice de 76,1%. “Os consecutivos prêmios que vimos recebendo nos últimos anos só vêm atestar a capacidade técnica e o comprometimento de toda a gestão e equipe com os portos do Paraná”, afirmou o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.

ANUÊNCIA – Neste mês, no último dia 14, a qualidade técnica da gestão da Portos do Paraná foi mais uma vez destaque nacional no prêmio Antaq 2021. As duas categorias premiadas pela agência reguladora recentemente foram “Conformidade Regulatória”, entre os portos públicos organizados (1º lugar), e 2º lugar na categoria Desempenho Ambiental, modalidade “Maior Índice de Desempenho Ambiental 2020”.

“Como agência reguladora, a Antaq define vários itens que temos que atender para garantir a qualidade das operações portuárias e minimizar os riscos da atividade de modo geral. Nem todos conseguem cumprir; nós não somente cumprimos, como fomos premiados por darmos as melhores respostas às regulações do setor”, afirmou Garcia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *