Estudo do IBGE mostra Paraná com o menor índice de servidores comissionados
O Governo do Paraná tem menor índice de servidores em cargos em comissão do Brasil. No Estado, o número de funcionários em funções de livre nomeação equivale a 1,35% do total do funcionalismo. O levantamento faz parte da pesquisa Perfil dos Estados Brasileiros 2017, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo foi divulgado no último dia 5 de julho.
O Estado do Paraná, mostra a pesquisa, tem 188 mil servidores ativos e, deste total, 2.531 são comissionados. Os dados abrangem órgãos públicos da administração direta, administração indireta, autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas.
De acordo com o IBGE, a estrutura do governo paranaense é a quinta do Brasil com menor número de servidores em cargos em comissão. Na administração direta, que abrange as secretarias estaduais, o número de comissionados equivale a 1% do total do quadro de servidores.
O levantamento também mostra que, entre todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, somente o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm menos de 2% de seus servidores lotados em cargos comissionados.