Economia ainda causa preocupações, avalia Romanelli
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou nesta quarta-feira, 20, que a questão econômica do Brasil ainda é preocupante. Ele cita dados de uma consulta que a Associação Comercial do Paraná (ACP) fez com empresários de Curitiba. Ao responder a pergunta sobre qual a maior preocupação em relação à economia, 38% citaram a situação política e 38% a inflação.
Em relação ao cenário futuro, 45% dos comerciantes disseram estar otimistas, enquanto 38% ainda se mantêm pessimistas e 17% não souberam responder. A amostragem também questionou os entrevistados sobre a contratação de temporários para as vendas de final de ano. Apesar de 69% acreditar na melhoria do desempenho do comércio, somente 24% informaram que abrirão vagas.
“A vacinação está ajudando na retomada da economia, mas percebemos que os empresários ainda estão cautelosos sobre a melhora do quadro nacional. A inflação e o desemprego estão em níveis muito altos e o País tem muitos obstáculos para vencer. É fundamental que o governo federal retome o controle da economia e sinalize medidas para fazer o Brasil avançar”, considera Romanelli.
A pesquisa feita no comércio curitibano também revela que 53% dos consultados informaram que ainda não recuperaram os níveis de vendas observados antes da pandemia, enquanto 36% já recuperaram as perdas. Apenas 11% disseram que não foram afetados pela crise sanitária.