Compartilho com você as novas medidas tomadas pelo governo do estado no dia de hoje (21)

Seguimos um planejamento elaborado por técnicos de diversas áreas, e temos como principal objetivo de preservar vidas e não perder a capacidade de resposta do governo a crise que deverá ser longa. Segundo dados teremos o ápice da pandemia em nosso estado no dia 15 de MAIO. Por esta razão planejamos diversas ações para seguir um cronograma medidas para reduzir os efeitos do coronavírus.

  • Governador Ratinho Júnior autorizou a contratação de 600 bolsistas para atuarem no combate à novo coronavírus. Eles irão trabalhar em call-centers, na triagem nas fronteiras e na linha de frente no atendimento dos pacientes.
  • A Secretaria de Saúde autorizou a entrega antecipada dos remédios para dois ou três meses de tratamento aos usuários já cadastrados, a depender do estoque das farmácias do Estado. São 216 medicamentos nessa lista.
  • A Secretaria de Estado da Saúde inicia segunda-feira a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2020. A imunização, que costuma ser feita em abril, foi antecipada por conta da pandemia do coronavírus. A campanha segue até o dia 22 de maio.
  • O governador Ratinho Junior determinou que a Secretaria da Educação e do Esporte conceda licenças especiais a todos os seus servidores que possuam o direito, os demais órgãos do Estado devem conceder as licenças a pelo menos 50% dos servidores, exceto os da SESA, Defesa Civil, SESP, DEPEN, ADAPAR e dos CENSES. 
  •  A medida valerá por 90 noventa dias, podendo ser interrompida, e deve abranger cerca de 56 mil servidores, aproveitando o período de suspensão das aulas e de isolamento social necessário, o que reduzirá significativamente o passivo estadual em relação a concessão das licenças.
  • Redução do expediente presencial dos servidores públicos para o horário alternativo das 13h às 17h, evitando que servidores públicos utilizem o transporte público em horário de grande movimentação e de almoçar fora de suas residências. A medida não atinge os servidores da SESA, SESP, Defesa Civil, Casa Militar e os que estarão realizando teletrabalho que continuarão cumprindo jornada integral.
  • Fechamento da Ilha do Mel. A partir do dia 21 de março de 2020 (sábado) fica proibida o embarque e desembarque na ilha, exceto o trânsito de moradores e de serviços essenciais. Os turistas que estiverem na ilha deverão retornar aos seus domicílios até o dia 23 de março (segunda-feira). 
  • Expedido comunicado a todas as prefeituras do Paraná para que tomem providências a fim de cumprir a determinação de impedir a chegada de outros estados.