170 anos: Polícia Militar ganha exposição inédita do Arquivo Público do Paraná
Os 170 anos da Polícia Militar do Paraná (PMPR), celebrados no dia 10 de agosto, são tema de uma exposição inédita do Arquivo Público do Paraná. A mostra “Raízes Paranaenses – Celebrando 170 anos da Polícia Militar” foi aberta nesta segunda-feira (29) e segue até sexta (2), na sede do Arquivo Público, em Curitiba, e conta com documentos, veículos, vestuário e itens de memorabília que marcam fatos importantes dessa história.
Na exposição, é possível conferir itens do acervo do Museu da PMPR e também documentos do próprio Arquivo Público, órgão vinculado à Secretaria da Administração e da Previdência, responsável por guardar e preservar documentos que narram a história do Paraná desde o período em que o Estado era uma província.
A mostra da PMPR inaugura as exposições físicas do projeto Raízes Paranaenses, que traz publicações online de documentos históricos encontrados no acervo próprio da instituição. “O projeto Raízes apresenta a memória do Paraná, antes mesmo dele ser estado, quando ainda comarca de São Paulo, e também após a sua emancipação. Ele conta então a história do nosso povo, das nossas entidades, como a Polícia Militar”, explicou o secretário estadual da Administração e Previdência, Claudio Stabile.
“Temos toda a documentação histórica da PMPR no nosso acervo, desde a sua criação até batalhas importantes que mostram como a corporação se aperfeiçoou na segurança da sociedade e no seu papel na história do Paraná”, afirmou a diretora do Arquivo Público, Kássia Cavalari Basso. “A PMPR e o Arquivo Público têm uma história que se mescla, foram fundados com apenas um ano de diferença, logo que o Paraná foi emancipado de São Paulo”.
EXPOSIÇÃO – Fazem parte da exposição os originais de leis, como a de número 7, de 10 de agosto de 1854, que criou a Companhia de Força Policial, a futura Polícia Militar do Paraná; e a de número 30, de 18 de março de 1857, que cria oficialmente a Banda da Polícia Militar. Outro item é a máscara mortuária de Zacarias de Góis e Vasconcelos, primeiro governador da Província do Paraná, responsável pela criação da corporação; e o Brasão de Armas do Estado do Paraná, originalmente pintado pelo artista Alfredo Andersen.
Entre os itens do acervo da PMPR, estão viaturas históricas, como um fusca e uma caravan, a metralhadora Nordenfelt, que era a maior aposta bélica do Regimento de Segurança e foi utilizada na Batalha do Irani, da Guerra do Contestado; e a bandeira do Brasil que cobriu o caixão do coronel João Gualberto, morto na mesma batalha, em 1912.
“Agora, no dia 10 de agosto, a PMPR comemora seus 170 anos. É uma instituição que vem de uma história que se complementa com a história do Paraná, que tem em todos os nossos municípios policiais que nos representam e que são o braço do Estado em contato com o cidadão”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “E essa homenagem para nós que somos militares, que prezamos muito por esse simbolismo, é muito importante”.
O comandante do 1º Comando Regional da PMPR, tenente-coronel Sérgio Augusto Silva, ressaltou que a mostra é importante principalmente para apresentar a história da corporação a um público mais jovem. “O presente e o futuro não existem sem referenciar o passado. E também não adianta termos um passado e uma história tão importantes sem que eles sejam contados às pessoas. Por isso essa exposição é importante, porque mostra ao público esse passado”, destacou.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Miliar, tenente-coronel Marcos Tordoro; os secretários estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; da Fazenda, Norberto Ortigara; da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza; da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; e da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani; o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado; e a controladora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva.