Itaipu troca equipamentos buscando mais segurança e eficiência
A Superintendência de Manutenção da Itaipu Binacional conclui nesta sexta-feira (20) a substituição de três para-raios, três buchas e seis isoladores na cota 144 da Usina por equipamentos mais seguros e eficientes.
Os equipamentos de alta tensão estão sendo substituídos por outros com revestimento de material polimérico, em vez de porcelana, proporcionando aumento de confiabilidade e disponibilidade da instalação e maior segurança ao entorno e às pessoas que transitam na área. Os equipamentos compõem, junto com os transformadores, o sistema que alimenta os escritórios da margem esquerda e os serviços auxiliares da usina na frequência de 60Hz. Em abril, foram trocados os componentes dos transformadores que alimentam os serviços auxiliares de 50Hz da usina.
A atividade é a continuidade do trabalho de substituição de equipamentos que se iniciou em 2022. “É uma manutenção preditiva, em que buscamos uma tecnologia que já vem sendo utilizada por outras empresas do setor elétrico, e que traz mais segurança para as pessoas que transitam na área. Tudo isso sem perder eficiência e qualidade”, conta Marcelo Domingos dos Reis, da Divisão de Manutenção de Equipamentos de Transmissão.
Antonio Serrão faz a manutenção em barramento
“Com a isolação polimérica na camada externa do equipamento, na ocorrência de uma falha interna não irá desprender material que possa causar ferimentos em pessoas ou danos em equipamentos adjacentes, como é o caso dos equipamentos que possuem isolação em porcelana”, explica Carlos Eduardo Montini Nunes, que integra a equipe que faz a retirada dos barramentos para que outras equipes possam trabalhar.
Em meados de 2025, será iniciada a substituição dos equipamentos de alta tensão conectados às oito saídas de linhas de 500kV, sendo quatro linhas em 60 Hz e quatro linhas em 50 Hz. Ao todo, serão 140 equipamentos substituídos.
Glossário
Bucha: equipamento elétrico que realiza a condução da energia de forma segura entre a parte interna do transformador e o barramento externo destinado à condução da corrente elétrica;
Isolador: Equipamento elétrico cuja função, além de suportar fisicamente os barramentos elétricos, é garantir a segurança do circuito, isolando as altas tensões de outras partes do sistema;
Barramento: Barra de alumínio responsável pela condução da corrente elétrica entre os equipamentos de alta tensão.