Itaipu e Maestro da Bola promovem Festival Internacional de Esportes Adaptados para PcDs
O evento acontece no dia 21 de setembro e conta com 13 modalidades. Inscrições estão abertas
A Itaipu Binacional e o projeto Maestro da Bola promovem, no dia 21 de setembro, o Festival Internacional de Esporte Adaptado para pessoas com deficiências (PcDs), que acontecerá das 8h30 às 12h no Centro Escolar Bairro Darci Pedro Zanatta (Rua Batatais, 133-215, Morumbi, Foz do Iguaçu), com 13 modalidades de esportes.
Qualquer pessoa com deficiência que queira participar do festival e dos esportes pode fazer inscrição pelo WhatsApp (45)9 9929-7476 ou pelo e-mail [email protected]. O evento também será aberto ao público, para assistir aos jogos. “Já são mais de 300 inscrições feitas pelos participantes do projeto, mas esperamos que mais pessoas da comunidade compareçam para prestigiar o evento”, comentou o coordenador técnico do projeto Maestro da Bola, Guto Mazine.
Segundo ele, o projeto tem como propósito a inclusão de crianças, adolescentes e adultos PcDs no esporte, com jogos amistosos. “Esperamos, através do projeto, lutar não apenas pelos direitos básicos de acessibilidade, mas também buscar a independência, autonomia e melhorar a autoestima da pessoa com deficiência nos meios sociais e profissionais”, afirmou Mazine.
Serão 13 modalidades: bocha paralímpica, golf-7, atletismo, natação paralímpica, showdown, basquete em cadeira de roda, futebol de cegos e iniciação esportiva, futsal para surdos, goalball, paracanoagem, tênis de mesa, dragon boat e futsal para pessoas com deficiência intelectual.
Esta é a segunda edição do evento. A última ocorreu no dia 16 de fevereiro, quando o projeto apresentou aos moradores de Foz e região, especialmente às pessoas com deficiência, as atividades que está desenvolvendo este ano. Nesta edição, serão introduzidas novas iniciativas e oportunidades de participação para toda a comunidade PCD.
Além de Itaipu e Maestro da Bola, participam da iniciativa Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu (IAFI), AquaFoz, Alternativa, Associação Cristã de Deficientes Físicos (ACDD), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Serviço Social do Comércio (SESC), Associação de Basquete de Foz do Iguaçu (ABASFI), Associação de Deficientes Visuais de Foz do Iguaçu (ADEVIFOZ), Projeto Meninos do Lago (IMEL), ATMFOZ, e 12 polos de prática esportiva em Foz do Iguaçu.