Zoológico de Curitiba pleiteia certificação de bem-estar animal

Conhecido nacionalmente pelo trabalho de acolhimento e conservação da fauna, o Zoológico de Curitiba busca uma certificação de bem-estar animal quase inédita no Brasil. Auditores da ONG internacional Wild Welfare e da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) estiveram no Zoo e estão trabalhando em relatórios de avaliação.

“A visita foi muito boa e seguimos sempre buscando melhorar a qualidade de vida dos animais mantidos sob a nossa responsabilidade”, avalia o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo. 

Foi o início do processo de verificação, lembra o diretor. Há uma avaliação criteriosa de 111 parâmetros descritos no documento Norma, Procedimento e Formulário em Bem-estar Animal.

Caso haja confirmação da certificação, o Zoológico receberá o documento oficialmente no 44º Congresso de Zoológicos e Aquários do Brasil, em maio de 2020, em Ubatuba (SP).

No site da Wild Welfare, os comentários são positivos. Além do espaço curitibano, a avaliação realizada no Brasil no fim de outubro incluiu outras duas instituições paranaenses – o Parque das Aves e o Refúgio Biológico Bela Vista Itaipu, ambos em Foz do Iguaçu.

“Há um forte desejo e compromisso em fazer melhorias em benefício dos animais em muitos zoológicos do Brasil e estamos satisfeitos em ver o entusiasmo com que essas instalações estão realizando mudanças positivas”, diz o texto publicado no mês de novembro.

Já possuem a certificação, válida por cinco anos, o Zoológico Municipal de Guarulhos, Aquário de São Paulo, Sabina Escola Parque do Conhecimento (em Santo André, São Paulo), Museu de História Natural do Colégio Dante Alighieri, Zoológico do Beto Carrero, Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (em Nova Esperança, Santa Catarina), Zooparque Itatiba, AquaRio e Aquário de Ubatuba. 

Medidas de bem-estar

Estão entre as medidas de bem-estar animal em zoológicos e aquários, segundo a Wild Welfare:
– Espaço para interações sociais
– Abrigo, higiene e controle de ruídos ambientais
– Temperatura e umidade apropriadas
– Dieta adequada
– Hidratação adequada
– Enriquecimento ambiental
– Cuidados com saúde