Rede de iluminação cresce e melhora em 16 mil pontos
As ruas de Curitiba receberam em 2019 novos sistemas de iluminação. Com o trabalho do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, as modernas e eficientes luminárias de LED passaram a ocupar 16 mil pontos de luz em vias públicas.
O processo para a substituição de outros 44 mil pontos está previsto para começar em fevereiro de 2020 e deve durar até o final do próximo ano.
As luminárias em LED oferecem maior luminosidade e representam uma economia de mais de 40% do consumo de energia elétrica. Elas também são mais duráveis. Têm uma vida útil de cerca de 50 mil horas ou seis anos.
Para o prefeito Rafael Greca, o investimento em novas luminárias representa um avanço para a cidade e para os curitibanos.
“Estamos mudando o padrão da iluminação pública de Curitiba. As novas luminárias trazem mais segurança e conforto para a população e consomem menos energia. Quando digo ‘quero luz, mais luz’, manifesto minha devoção pela Luz dos Pinhais e a vontade de servir Curitiba”, disse o prefeito.
Melhoria
Entre os bairros beneficiados com a chegada da tecnologia em LED, o Cajuru passou a ter ruas mais seguras e iluminadas. “Moramos num local privilegiado. É bem servido de comércio e bem atendido pelo sistema de transporte coletivo. Eu, por exemplo, não uso carro para ir ao centro. Vou de ônibus. É mais barato e rápido. Agora, com a melhoria da iluminação, também ficaremos mais seguros”, disse representante comercial aposentado Antonio Ribas, que mora há 40 anos na Rua Dona Emma Hecker de Castro.
Outros bairros também já contam com luminárias de LED em algumas de suas ruas. São eles: Alto Boqueirão, Atuba, Augusta, Bacacheri, Bigorrilho, Bom Retiro, Boqueirão, Butiatuvinha, Cabral, Caiuá, Campo do Santana, Capão da Imbuia, Caximba, CIC, Fazendinha, Ganchinho Jardim Botânico, Jardim Social, Orleans, Pilarzinho, Pinheirinho, Santa Cândida, São Braz, São Miguel, Sítio Cercado, Tarumã e Vista Alegre.
Luz na Sete
Entre os meses de março e agosto, toda a Avenida Sete de Setembro ganhou iluminação em LED. Foram implantados 144 postes galvanizados, que sustentam – cada um deles – duas luminárias de LED. Uma, de 120 watts de potência, fica direcionada para a via lenta e a outra, de 60 watts, projeta luminosidade para a canaleta do sistema de transporte coletivo.
Mais 230 luminárias de LED de 210 watts foram colocadas nos postes de concreto já existentes ao longo da avenida.
Arquitetura destacada
Além de se preocupar com a melhoria da iluminação das vias públicas, o Departamento de Iluminação também se dedicou a valorizar a arquitetura de edificações e monumentos. Desde 2017 já foi implantada iluminação cênica em 36 locais.
Em 2019, projetos luminotécnicos realçaram a beleza, por exemplo, da Casa Romário Martins, no Largo da Ordem; do Cine Passeio, na Rua Riachuelo; os portais Passeio Público – e a própria parte interna do parque; do Memorial Árabe, na Praça Gibran Khalil Gibran; do Memorial de Curitiba e seu Rio de Pinhões, no Centro; do Tigre Esmagando a Cobra de João Turin e do Leão Alado de Veneza, ambos na Avenida Manoel Ribas; do Memorial Ucraniano, no Parque Tingui; da nova Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nicolau Klüppel, no Parque Barigui; do Paço da Liberdade; entre outros.
Merecem destaque os trabalhos feitos na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e na estufa do Jardim Botânico.
Construída entre 1875 e 1893 no mesmo local onde foi erguida a primeira capela de Curitiba, na Praça Tiradentes, a Catedral Basílica ganhou um novo sistema de iluminação cênica que valorizou sua arquitetura neogótica.
Foi instalada uma nova entrada de energia, caixa de comandos, rede de cabeamento, foi realizada a revisão dos projetores e a substituição de projetores de LED e das barras de LED queimadas, vandalizados ou furtadas. Também foram instalados de projetores de piso.
Botânico com luz nova
Ponto turístico aclamado e área de lazer para milhares de curitibanos, o Jardim Botânico passou por uma completa revitalização da sua estufa. “Auxiliamos a Secretaria Municipal do Meio Ambiente na importante missão de recuperar um dos cartões postais da nossa cidade. À renovada estrutura de metal e vidro agregamos um novo sistema de iluminação de 104 projetores de LED”, contou Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
Crescimento da rede
Entre 2017 e 2019, foram implantados 2.261 pontos de iluminação pública. Só em 2019, 834 pontos receberam mais luz.
Há exemplos em todos os cantos da cidade de locais que hoje estão melhores iluminados: Praça Hilda Amaral Visinoni e Bosque Nair Cicchetto Andrade, no Alto Boqueirão; Bosque da Ordem, no Tatuquara; Jardinete General Murat Guimarães e Praça General João Gualberto Gomes de Sá, no Jardim Social; Praça Doutor João Visinoni, no Portão; Praça Antonio Gunha e Praça Luiz Cavichiollo II, na Vila Izabel; Praça do Japão, no Água Verde; Bosque Túlio Vargas e Jardinete Luiz Carlos Marrero, na CIC; Parque Nascentes do Rio Belém, no Boa Vista; Parque Linear Pilarzinho e Jardinete Landivio Tschoelke, no Pilarzinho; Parque Barreirinha; Academia ao Ar Livre da Rua Paulo de Frontin, no Cajuru; Praça Coronel Adélio Conti, no Bacacheri; Jardinete Antonio Durval Malheiros, no São Braz; Praça Maestro Bento Mussurunga, no Jardim das Américas; entre outros.
Os serviços geraram melhores condições, ainda, no eixo de animação da Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes, onde foram instalados 102 postes poliméricos de seis metros de altura com luminárias de LED de 60 watts e, nas áreas de parquinho, praça e lazer, também foram instalados mais 72 postes poliméricos de seis metros de altura com luminárias decorativas simétricas de LED com potência de 60 watts.
No ano, 193 logradouros públicos, como praças, parques, jardinetes e largos, foram atendidos com implantação ou revitalização de iluminação pública.
Zeladoria
O Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas atua também no programa de Zeladoria da Prefeitura. Em 2019, foram atendidas 77.730 ocorrências de manutenção de iluminação pública, como troca de lâmpadas queimadas, reposição de cabos furtados e troca de reatores e relés queimados.
O índice de satisfação dos usuários da Central 156 com os serviços do Departamento de Iluminação atingiu 87,78% no segundo semestre de 2019.