Programas Aprendiz e Mobiliza ajudam na inserção da Pessoa com Deficiência

Creuza Maria Coleta acredita que o filho Mateus pode começar o processo de inserção no mercado de trabalho. Pessoa com deficiência intelectual, ele frequenta desde pequeno uma escola de educação especial da Prefeitura. Agora, aos 22 busca ampliar sua inserção na comunidade.

Creuza e Mateus participaram nesta segunda-feira (19/9) da abertura de Semana da Empregabilidade para Pessoa com Deficiência, que teve palestras sobre os programas municipais Aprendiz e Mobiliza.

As atividades prosseguem nesta terça-feira (20/9). Na quarta (21/9), acontece o primeiro dos três mutirões de emprego que serão realizados até sexta-feira (23/9), numa parceria entre a FAS (Fundação de Ação Social) e o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.  São 30 empresas participantes e pelo menos 300 vagas, com salários entre R$ 1.224,00 e R$ 2.448,00 (programação abaixo).

Mãe e filho foram atrás de mais informações sobre o programa Aprendiz, que é uma das portas de entrada para pessoas com deficiência de qualquer idade no mercado de trabalho.

O encontro serve para tirar dúvidas dos interessados sobre os serviços disponíveis, formas de acessá-los e os benefícios.

“A ampliação da inclusão passa por fazer as informações chegarem às pessoas com deficiência, que contam com todo o apoio necessário para entrarem e evoluírem no mercado de trabalho”, diz Denise Moraes, diretora do Departamento dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Prefeitura.

Benefícios

Segundo Luciane Hammerschmidt, gerente do programa Aprendiz, os benefícios decorrentes do programa são muitos.

“É uma oportunidade de exercitar a rotina do trabalho, de ser útil e receber um salário por isso”, resume. “Isso faz parte da vida em sociedade.”

A inserção contribui ainda para avanços na autonomia e no aprimoramento pessoal, na medida em que passam a conviver com novas funções, desafios e aprendizados.

Os programas municipais procuram contemplar várias necessidades e todo o encaminhamento conta com orientação do departamento ou da FAS.

Diferenciais

Ao público com deficiência, o programa Aprendiz traz alguns diferenciais. O foco principal é a qualificação profissional. Não há limite de idade para participar e a burocracia é mais simplificada, por exemplo. Além disso, as empresas precisam assegurar as condições adequadas ao desempenho de seus funcionários.

Lei

A ocupação de vagas de trabalho para Pessoas com Deficiência é uma obrigação legal para empresas com cem ou mais funcionários. A cota para esse público de 2% a 5% do quadro funcional total.

Programação da Semana da Empregabilidade para PcD

20/09 – Terça-feira

  • 14h até 16h – Encontro da Câmara de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho.
  • Local: Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Rua Schiller, 159 – Cristo Rei)

21/09 – Quarta-feira

  • 9h até 14h – Mutirão de vagas para Pessoa com Deficiência no Pinheirinho.
  • Local: Rua da Cidadania (Avenida Winston Churchill, 2.033)

22/09 – Quinta-feira

  • 9h até 14h – Mutirão de vagas para Pessoa com Deficiência na Rua da Cidadania Boqueirão
  • Local: Rua da Cidadania (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430).

23/09 – Sexta-feira

  • 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
  • Mutirão de Vagas – “Dia D” de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência.
  • Local: Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Rua Schiller, 159 – Cristo Rei).

Mais informações: (41) 3221-2275.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *