Prefeitura retira lixo de 270 bueiros na região do Portão
Garrafas plásticas, sacolas, objetos de metal e vários outros tipos de lixo doméstico além de caliça são retirados diariamente das caixas de captação de água da chuva e dos bueiros por toda a cidade. Só neste mês de maio, na região do Portão, as equipes do distrito de manutenção urbana da regional limparam 270 bueiros dos bairros Seminário, Santa Quitéria, Portão, Água Verde, Parolin, Fazendinha e parte do Campo Comprido.
“É uma ação diária que ajuda a evitar alagamentos nas regiões mais próximas a córregos e rios, no entanto, a maior quantidade de material retirado é fruto do descaso das pessoas com o lixo doméstico”, explica o administrador regional, Gerson Gunha.
Quando chove forte, se tiver lixo acumulado, os bueiros não conseguem dar vazão à água, o que acaba alagando o entorno e até estragando a calçada. Nesses casos, as equipes do DMU também precisam fazer reparos no calçamento.
A maioria das demandas para desobstrução de galerias chega pelo telefone 156 e pelos distritos de manutenção da prefeitura. Em alguns casos também é usado um caminhão sugador para limpar a caixa de captação.
Na região do bairro Parolin, as equipes trabalharam em quase todos os bueiros e caixas das ruas Alferes Poli, Vinte Quatro de Maio e Acácio Correa.