Prefeitura renova o asfalto em seis ruas da Regional Boqueirão
Mais de oito quilômetros (8.033 metros) de asfalto novo transformaram o perfil de seis ruas de bairros da Regional Boqueirão. As obras de pavimentação priorizam vias por onde passam linhas de ônibus e onde estão instalados equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde.
Em andamento, os serviços em 1.277 metros da Rua Eduardo Pinto da Rocha, no Alto Boqueirão, foram vistoriados nesta segunda-feira (14/10) pelo prefeito Rafael Greca e pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues. O trecho em que o asfalto está sendo requalificado fica a partir da esquina com a Rua Francisco Derosso e chega ao cruzamento com a Rua Jataizinho.
“Asfalto novo na Rua Eduardo Pinto da Rocha – espinha dorsal do Jardim Paranaense e ligação entre o Boqueirão e o Bairro Novo do Sítio Cercado. Nela passam oito linhas de ônibus e a maioria dos que vão para o Zoológico de Curitiba", explicou o prefeito.
As oito linhas do sistema de transporte coletivo que trafegam pela rua são a 528 Boqueirão/Pinheirinho, 531 Santa Inês, 532 Jardim Paranaense, 535 Osternack/Boqueirão, 536 Zoológico, 594 Menonitas, 629 Alto Boqueirão e 688 Pinheirinho/Zoológico. A pavimentação garantirá mais segurança e conforto para motoristas e passageiros.
As intervenções são feitas pelo processo de fresa e recape e compreendem também a implantação de nova sinalização horizontal. A ação restaura a camada asfáltica danificada e recupera a estrutura do pavimento.
Aprovação
Nascido e criado no Alto Boqueirão, Marcos Luiz dos Santos Horácio, de 43 anos, vê a obra da Rua Eduardo Pinto da Rocha com otimismo.
“A obra causa algum transtorno, mas significa que nosso bairro está melhorando. Depois de pronto ficará bom demais, 100% melhor”, disse Marcos Luiz.
“Quero aproveitar e registrar que temos um grupo que zela pela segurança do bairro e, juntos, decidimos o que pediremos para a Prefeitura por meio do 156. E, todas as vezes que ligamos e fizemos os nossos pedidos fomos atendidos”, atestou.
Sérgio Antônio Noé tem há 42 anos sua casa na Rua Eduardo Pinto da Rocha e lembra quando foi a última obra que pavimentação feita na via.
“Desde o início da década de 80, quando foi colocado o asfalto pela primeira vez, nunca mais nada foi feito aqui. Fico até emocionado de ver que nossa realidade está mudando para melhor”, disse Sérgio.
Alto Boqueirão
Via que recebe muito tráfego e com destacada importância para o Alto Boqueirão, o pavimento da Rua Wilson Dacheux Pereira foi revitalizado. O asfalto novo alcançou os 1.979 metros do trecho entre as ruas Januário Alves de Souza e Francisco Derosso.
Na sequência da Wilson Dacheux Pereira, no sentido Sítio Cercado, foram levadas obras de pavimentação à Rua dos Pioneiros, que teve o piso requalificado em dois trechos. O primeiro tem 908 metros partindo da marginal ao Ribeirão dos Padilhas e seguindo até o cruzamento com a Rua Francisco Derosso, no Alto Boqueirão. O outro soma mais 506 metros e fica entre a Rua da Lua e a marginal ao Ribeirão dos Padilhas, já no Sítio Cercado, abrangência da Administração Regional Bairro Novo.
Boqueirão e Xaxim
No Boqueirão, as obras aconteceram na Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza. Foram renovados 609 metros do trecho entre as ruas Coronel Luiz José dos Santos e Josepha Deren Destefani.
No Xaxim, as melhorias foram entregues a moradores e comerciantes da Rua Francisco Derosso. Ganharam novo asfalto os 2.172 metros entre a Antônio Rebelatto e a Waldemar Loureiro Campos.
O bairro também ganhou com a pavimentação da Rua Coronel Luiz José dos Santos, no trecho de 1.088 metros entre as ruas Francisco Derosso e Raggi Izar.