Prefeitura implanta a 30ª horta comunitária no Sítio Cercado

Verduras e temperos fresquinhos a poucos metros de casa e sem nenhum custo. É isso que um grupo de moradores do Sítio Cercado, na Regional Bairro Novo, terão dentro de algumas semanas.

Em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Agricultura, eles implantaram a Horta Comunitária São João Del Rey, a 30ª do gênero em Curitiba. Nesta quinta-feira (26/9), as famílias receberam o regulamento de funcionamento da horta.

Área degradada renasceu

A horta nasceu da necessidade de ocupar uma área degradada, usada para consumo de álcool e drogas.

De acordo com a coordenadora da horta, o local tinha uma cancha de bocha que era usada pelos moradores durante o dia, mas à noite pessoas em situação de rua passaram a pernoitar ali e promoviam bebedeiras e algazarras. “Tinha noite que a gente não podia dormir”, lembrou.

Parceria rendeu frutos

Para buscar uma solução, os vizinhos se reuniram e levaram o problema até a regional e o resultado surgiu. As mudas já estão verdinhas nos 28 canteiros e dentro de algumas semanas virá a primeira colheita.

Estima-se que cerca de 60 pessoas serão beneficiadas. O terreno mede 250 metros quadrados. Cada família cuida de três.

“A vizinhança estava muito preocupada com a situação deste lugar aqui. Felizmente surgiu esta parceria para fazer a horta que vai beneficiar as famílias”, disse Airton Aires de Miranda, presidente da Associação de Moradores do Conjunto São João Del Rey.

A administração regional do Bairro Novo fez a limpeza do terreno, retirando o grande acúmulo de lixo. Depois o terreno foi cercado para a criação da horta.

Acompanhamento técnico

A engenheira agrônoma da Secretaria de Abastecimento e Segurança Alimentar Lilian Fernanda de Macedo, explicou que a Prefeitura forneceu mudas de hortaliças, temperos e flores comestíveis. Além disso, os nove hortelões vão receber acompanhamento técnico e mudas e insumos pelo período de um ano.

“Depois da primeira colheita, também haverá aula de compostagem e vamos fornecer mudas de plantas não convencionais”, explicou Lilian.