Prefeitura firma convênio para conservar arquivo público da Câmara
O prefeito Rafael Greca e o presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Balaguer (Serginho do Posto), assinaram nesta segunda-feira (13/8) um convênio de cooperação para gestão e conservação de arquivos públicos do Legislativo pelo arquivo público do município.
Considerado referência no país, o arquivo público de Curitiba vai auxiliar tecnicamente a Câmara na gestão e na guarda de documentos e atas do Legislativo.
“Nesse ato histórico assinamos o convênio para o arquivo público guardar os originais da Câmara de maneira adequada, preservados de umidade e micróbios”, disse o prefeito. “A cidade está guardando a história que os atuais vereadores estão fazendo para quem ainda vai nascer possa saber sobre o passado”, completou Greca. O convênio abrange atas e documentos desde 1947 até os dias atuais.
De acordo com o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Heraldo Alves Neves, Curitiba está hoje bem à frente de outras capitais na metodologia aplicada aos acervos.
“O acervo da Câmara de Vereadores é considerável. A Prefeitura já vem trabalhando em conjunto com o Legislativo por meio da comissão de avaliação de documentos e de uma tabela de temporalidade”, diz Rubens Zampieri, diretor do arquivo público.
Esse é o segundo convênio assinado com a Câmara de Vereadores relacionado à preservação e conservação de documentos.
Em junho, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) também formalizou a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para conservação, pela Casa da Memória, de 176 documentos históricos da Câmara de Vereadores que abrangem o período de 1649 a 1937.
O objetivo do termo assinado em junho é fazer a catalogação, digitalização, tratamento de imagens, inserção de imagens em sistema, inclusão de link, indexação, higienização, acondicionamento e guarda provisória de documentos históricos, além de exposições e publicações de interesse comum nas áreas de história, patrimônio histórico e artes.
O presidente da Câmara de Vereadores adiantou que a ideia é formalizar no futuro um outro convênio envolvendo a conservação de obras de arte – quadros e esculturas que pertencem ao acervo da Câmara e que estão no Museu Oscar Niemeyer (MON).
UPA CIC
Durante o evento de assinatura do convênio, Greca convidou vereadores presentes para a reabertura da Capela Nossa Senhora da Glória, prevista para quarta-feira (15/8) e a inauguração da UPA a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na quinta-feira (16/8). “Serão dois eventos muito importantes para acidade”, disse.