Prefeitura entrega certificados de pós-graduação a 27 servidores

Vinte e sete servidores públicos lotados na Prefeitura de Curitiba celebraram, na tarde desta terça-feira (26/3), mais uma importante vitória na carreira profissional. Eles acabaram de concluir o curso de pós-graduação em Administração Pública, o primeiro oferecido pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Também se formaram dois alunos da comunidade.

A entrega dos certificados foi feita pelo prefeito Rafael Greca no Salão Brasil da Prefeitura. “Quero cumprimentar o Alysson Falkembark Rosa, o Rodrigo Baranczuk, a Valéria Lopes da Silva e o Cleverson Casagrande Trink. Na Fundação de Ação Social, na Secretaria de Saúde, na Secretaria do Urbanismo e na Secretaria do Abastecimento nós já temos servidores nota 10: palmas para vocês!”, disse o prefeito, distinguindo os alunos que tiraram nota 10 nos trabalhos de conclusão do curso.

Cleverson Casagrande Trink recebeu Menção Honrosa por ter sido o aluno com melhor desempenho acadêmico da turma.

Escola de administração

O prefeito defendeu a formação dos servidores como uma ferramenta que traz benefícios direto para a cidade. E citou como exemplo sua própria história de vida.

“A visão da Prefeitura como uma escola de administração tem muito a ver com a minha trajetória de vida. Eu sempre quis trabalhar na cidade e a família queria que cuidasse das pedreiras. E tanto fiz que consegui entrar na Fundação Cultural de Curitiba, na Casa Romário Martins, depois me tornei estagiário do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), me formei engenheiro civil e me tornei prefeito. Quem sabe um dia vocês também não se tornam prefeitos”, relatou.

Respeito dentro e fora do Brasil

Greca também citou que Curitiba goza de bom conceito no Brasil e exterior. Ele contou que o empresário italiano Bibop Gresta, fundador de uma empresa de um revolucionário transporte em cápsulas, esteve no evento Smart City Expo Curitiba e contou a ele que os ministros brasileiros, o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Bird (Banco Mundial), o aconselharam a não perder tempo com outros lugares do Brasil. “Disseram só vá no Governo de São Paulo e na Prefeitura de Curitiba. São os dois únicos lugares em que alguém será capaz de conversar com você”, comentou Greca.

O prefeito disse que pretende avançar na formação de servidores. “Nós somos um centro de excelência e queremos avançar nisso. O otimismo como perfume da vida e a alegria de servir o nosso povo é grande charme de Curitiba e o grande diferencial que faz desta Prefeitura tão especial. Tanto mais e melhor nós fizermos, melhor será a nossa cidade”, disse.

O presidente do Imap, Alexandre Matschinske, explicou que dos 30 inscritos no curso apenas um não entregou o trabalho de conclusão porque está afastado por problemas de saúde. Ele parabenizou os formandos e as famílias que os apoiaram. “Espero que continuem nesta evolução profissional. Isso é muito importante para a cidade de Curitiba. Mais cursos de pós-graduação virão, estamos trabalhando para que o Imap possa oferecer curso de mestrado para os servidores”, adiantou.

Menção honrosa

Para Cleverson Casagrande Trink, que recebeu distinção honrosa, o curso será uma alavanca para o mestrado. “É gratificante quando você consegue auferir destaque em relação à média, porque se vê que todo o esforço valeu a pena”, disse Cleverson, que é formado em Administração e Contabilidade, coordenador de prestação de contas da FAS e pretende fazer mestrado em políticas públicas.

De olho no concurso

Já Alysson Falkembark Rosa, que é coordenador do Armazém da Família Vila Torres, completa dez anos de trabalho na Prefeitura em junho, avaliou que a pós foi uma oportunidade de crescimento e que, no cenário atual econômico, nenhuma Prefeitura oferece essa possibilidade.

“A Prefeitura de Curitiba se destacou e eu me sinto muito valorizado de fazer parte desta primeira turma. Foi difícil ser nota 10, assim como tudo na vida que você dedica para fazer com excelência”, confessou.  

Alysson já tem planos para o futuro: passar no concurso da Prefeitura para nível superior e dar continuidade à carreira na função pública. “Espero que seja na Prefeitura de Curitiba porque, apesar das dificuldades, ela valoriza seu servidor na medida possível, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal”, comentou.

Participaram da cerimônia os secretários Maria Sílvia Bacila (Educação), Alexandre Jarchel (Administração e Recursos Humanos) e Luiz Gusi, (Abastecimento); Fernanda Schaefer Rivabem, diretora da Escola de Administração Pública; Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba; e Joanir Zonta, empresário do Grupo Condor.