Prefeitura capacita empreendedores a fazer negócios com o município

A Prefeitura de Curitiba comprou, nos últimos dois anos, R$ 549 milhões em produtos e serviços de pequenas e microempresas locais. Somente no ano passado foram 922 contratos envolvendo micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, dos mais diversos ramos – de prestadores de serviços de manutenção a fornecedores de medicamentos, de vendedores de bobinas a comerciantes de sementes para plantios.   

O volume de negócios com pequenos empreendedores cresceu 36% entre 2013 e 2018, mas ainda existe potencial para expansão, o que levou Agência Curitiba a iniciar uma série de oficinas gratuitas de capacitação. 

“É uma forma de estimularmos novos negócios dos empreendedores, que é um dos pilares do Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura de Curitiba que quer estimular o desenvolvimento econômico e a inovação” diz Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.

O público-alvo são microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas de Curitiba que desejam se tornarem fornecedores da Prefeitura e assim alavancar seus negócios.

“Há muita oportunidade para as empresas que quiserem se preparar para vender para a Prefeitura”, diz Leticia Wolf Moura Justus, coordenadora dos nove espaços empreendedores da Prefeitura.

Nas oficinas, o empreendedor aprende como participar das licitações da Prefeitura, como se cadastrar no e-Compras, além de sanar todas as dúvidas referentes ao assunto, através de especialistas da própria Prefeitura.

Os empresários que participarem e tiverem dúvidas também poderão passar por uma consultoria em como realizar todo esse processo.

A Agência Curitiba já realizou uma primeira capacitação em julho e organiza mais uma nesta quinta-feira (15) na Regional do Boa Vista. Já estão confirmadas mais três nesse ano:  10 de setembro no Fazendinha, 15 de outubro no Engenho da Inovação e 13 de novembro no Boqueirão.

O processo de contratação de serviços e compras da Prefeitura se dá por meio de cadastro no site e-Compras explica Fabíola Coneglian, diretora do departamento e compras e licitação da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal (SMAP).

Por lei, todo processo licitatório no valor de até R$ 80 mil, somente pequenas, micros empresas e MEIS podem participar. Quando o valor for maior que R$ 80 mil, o município respeita o percentual estabelecido por lei de até 25% do objeto da contratação.

Para participar da oficina desta quinta-feira (15), a partir das 14h na Regional do Boa Vista, é possível se inscrever:
www.eventbrite.com.br/e/quer-vender-para-a-prefeitura-saiba-como-participando-desta-oficina-tickets-66498880943