Prefeitura aumentou contratação de servidores em 2019

A Prefeitura de Curitiba contratou 1.223 pessoas em 2019. O número equivale a 46% do total de contratados nos três anos da gestão, que acumula 2.657 contratações até o dia 12 de dezembro de 2019. “O crescimento foi garantido pela convocação de aprovados em concursos públicos anteriores, pela realização de novo concurso para 23 carreiras para as quais há muito tempo não havia concurso e pelas contratações temporárias pelo PSS (processo seletivo simplificado)”, explica o secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira.

As áreas que mais contrataram foram a Educação, a Defesa Social e a Saúde. A Educação é a que concentra o maior número, com 53% do total de 2019. Dentre os 648 contratados no ano, foram 380 profissionais do magistério (docência I) concursados e 251 professores de educação infantil pelo PSS.

Entre os guardas municipais, foram contratados em 2019 o total de 331 servidores. Na gestão houve a contratação de 391 guardas. Na área da Saúde foram 183 profissionais no ano, entre técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros e agentes de combate às endemias.

Os candidatos aprovados no concurso de 2019 já começaram a ser chamados. A auditora fiscal de tributos municipais Juliana Nascimento da Silva e o engenheiro civil Tadeu Morais de Castro estão entre eles. Ela veio do Rio de Janeiro, ele, de Presidente Prudente, no interior paulista.

Juliana deixou a carreira de professora universitária para se preparar para concursos em diferentes cidades, dentre elas, Curitiba. “É uma ótima cidade com excelente qualidade de vida. Estou animada com a mudança”, disse ela, que participou da reunião de integração funcional, em dezembro.

Tadeu foi designado para a Secretaria da Educação, vai atender as regionais Tatuquara e Bairro Novo. Ele diz que tem boa expectativa em relação ao trabalho, diferente daquele que teve em empresas públicas.

“Gostei de ser servidor da Educação. E ainda vou ter a oportunidade de conhecer a cidade começando pela região sul”, declarou. Ele também está animado com a vinda para Curitiba. “É uma das melhores cidades do país”, declarou.

Salas de aula abertas

Além dos concursos públicos, a Prefeitura também contratou pelo processo seletivo simplificado agentes públicos para a função de professor de educação infantil. Com isso, foi possível abrir salas de aula que estavam fechadas em centros municipais de educação infantil. As unidades funcionavam parcialmente.

O PSS para educador social está na fase de resultado classificatório. Também houve PSS para a área de saúde, processo que está em andamento para a contratação temporária de médicos, cirurgiões-dentistas, técnicos de saúde bucal em saúde pública e auxiliares de saúde bucal em saúde pública.

Ao longo de 2019, a Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal coordenou o trabalho das dez comissões de estudo instituídas em 2018 para analisar as principais carreiras dos servidores municipais.

Reajuste e pagamento em dia

O ano foi marcado ainda pelo reajuste de 3,5% para servidores municipais, empregados públicos, aposentados e pensionistas. 2019 é o segundo ano consecutivo que a Prefeitura garantiu a reposição da inflação.

O percentual concedido é superior à inflação que, para o período de outubro de 2018 a setembro de 2019, foi de 2,89%, segundo o IPCA.

Prefeito, vice-prefeito e secretários receberão, exclusivamente, a correção da perda inflacionária, de 2,89%.

Além de proporcionar o reajuste anual na data-base, a Prefeitura de Curitiba mantém o pagamento dos salários em dia e consegue antecipar o 13º salário, que foi pago em duas parcelas, em junho e em novembro.

Veja os números de contratações por área em 2019

Educação – 648

Defesa Social – 331

Saúde – 183

Outras áreas – 61

Valorização do servidor

Para proporcionar qualidade de vida a quem trabalha na Prefeitura de Curitiba, em parceria com as demais secretarias, a equipe multidisciplinar da Saúde Ocupacional dedica-se aos programas que podem melhorar a saúde do servidor no trabalho. São dez ao todo, com ações coletivas e individuais, sempre de acordo com a legislação.

O objetivo é a promoção, a prevenção e, se necessário, a recuperação da saúde do servidor. Com a prevenção das doenças e agravos, a equipe procura chegar antes da doença. Servidores saudáveis podem atender cada vez melhor o cidadão curitibano.

Dentre as atividades estão os programas Saúde Vocal, Saúde da Mulher, Saúde do Homem e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que trouxe como tema em 2019 “Valorize sua vida. Prevenção é o certo!”. Pela primeira vez, a Sipat foi feita de forma descentralizada.

As iniciativas da Saúde Ocupacional chamaram a atenção de outras prefeituras que vieram a Curitiba ver de perto as experiências aplicadas com os servidores. Dentre elas, Campo Grande, Porto Velho, Joinville e cidades do interior paranaense.

Cidadãos mais satisfeitos

Pensando no futuro da gestão municipal, a Superintendência de Tecnologia da Informação garantiu recursos do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em importantes projetos.

Os recursos destinados a Curitiba estavam parados no governo federal.

Com a sua liberação, um dos projetos colocará a cidade na vanguarda da cartografia digital.  O mapeamento aeroespacial, denominado Solução de Gestão Territorial, tem o acompanhamento do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e fará o levantamento de imagens em três dimensões de toda a cidade, numa área de 435 km². O investimento é de R$ 25,9 milhões.

O outro é o Escritório de Processos, iniciativa usual na iniciativa privada, que vem sendo aplicada no setor público pelo país e que combina a sua metodologia à tecnologia para aprimorar rotinas de trabalho, dar agilidade e eliminar a burocracia para melhorar o atendimento ao cidadão.

A meta é tornar processos digitais, integrando sistemas existentes. Tudo é pensado e executado com a participação integral de servidores que lidam com cada processo.

Só a Secretaria do Urbanismo tem seis em andamento, de um total de 35 previstos. Também estão sendo desenvolvidos processos das secretarias da Saúde, do Meio Ambiente, de Planejamento, Finanças e Orçamento, Fundação de Ação Social e Procuradoria Geral do Município.

O investimento da Prefeitura de Curitiba é de R$ 4,1 milhões.

O PMAT contempla ainda projetos como a contratação de solução de segurança (firewall) para Rede Corporativa do Município e a melhoria da Experiência Cidadã, com a requalificação das Ruas da Cidadania e implantação de Sistema de Gestão de Atendimento em todas as regionais.

O projeto para aquisição de equipamentos para ampliação da acessibilidade a pessoas com deficiência no Cine Passeio também integra o PMAT.

A Superintendência de Tecnologia da Informação também é a responsável por uma série de medidas voltadas à infraestrutura de cada área e ao apoio técnico necessário para a contratação adequada de equipamentos, softwares e serviços de tecnologia da informação.

Sistemas de gestão de diferentes áreas foram aprimorados, novos portais implantados, e aplicativos desenvolvidos.

Cheque-táxi

O aplicativo TáxiPMC passou a ser utilizado em 2019 pelos servidores em seus deslocamentos no exercício da função. O sistema substitui o voucher em papel, usado no município desde 1994. O voucher eletrônico para o serviço de táxi não altera o uso da frota oficial, necessária em serviços como os de fiscalização, segurança, manutenção urbana, dentre outros.

Em 2019, a Prefeitura de Curitiba colocou 60% de todos os contratos, convênios e outros ajustes do município de Curitiba em plataforma eletrônica. O percentual é superior à meta prevista, de 20%.

Conheça algumas das iniciativas desenvolvidas para as secretarias com o suporte da Superintendência de Tecnologia da Informação:

Implantação do portal do município, do Curitiba App em parceria com a Agência Curitiba de Desenvolvimento, do Cadastro Único do Cidadão – e-Cidadão e da Central de Informações PMC em parceria com o IMAP para a Secretaria da Comunicação Social.

Melhorias no sistema de gestão e vendas dos Armazéns da Família e desenvolvimento de aplicativo para cadastro on-line para a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.

Mutirão do MEI para a Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Migração de servidores da rede local para o Datacenter, melhoria da infraestrutura de rede lógica e elétrica, aquisição de equipamentos e de licenças de software para os setores de Projetos e Planejamento, criação do laboratório BIM para atendimento da nova plataforma no município para o Ippuc.

Instalação de rede sem fio (WiFi) nos laboratórios de 14 Liceus de Ofícios, implantação do Sistema Regulador de Vagas, do Sistema de Controle de Demandas, de aplicação da Agenda On-line para Superintendência do Trabalho para a Fundação de Ação Social.

Licitação para o EstaR eletrônico, implementação do Agendamento de Atendimentos de Multas para CNPJ, utilizando a Agenda On-line, do botão de pânico para atendimento de medida protetiva, desenvolvimento de Sistema de Controle de Exame Psicológico para porte de armas da Guarda Municipal, aquisição de licenças de software para Engenharia de Trânsito para a Secretaria de Defesa Social e Trânsito.

Implantação dos sistemas Fala Curitiba e do Sistema Conecta Curitiba para registro e acompanhamento de consultas públicas para o Imap.

Aplicativo Curitiba 156 para a Secretaria do Governo Municipal.

Implantação do sistema de avaliação funcional, do PSS e o sistema integrador e-Social para a Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal.

Criação do novo portal corporativo e de serviços, implantação do Canal de Ouvidoria e Fale Conosco e implantação do Sistema de Agenda Eletrônica para o censo previdenciário do IPMC.

Implantação do sistema da Rede de Proteção Animal, de software de arborização pública viária e coleta de resíduos vegetais e do sistema SMMA on-line para a Secretaria do Meio Ambiente.

Melhorias no App Saúde Já e integração com o Curitiba App, melhorias do sistema do Laboratório Municipal de Curitiba e no atendimento das UPAS para a Secretaria da Saúde.

Melhorias no App Nota Curitibana e no aplicativo Agenda On-line para a Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento.

Modernização e automação dos processos da Procuradoria-Geral do Município.

Implantação do App do Taxi e cadastramento de motoristas de aplicativos pelo portal da Urbs.