Pontos extras de pescado da Prefeitura abrem nesta quarta-feira

O grande diferencial dos 24 pontos extras de pescado da Prefeitura para a Páscoa, que começarão a funcionar nesta quarta-feira (28/3), a partir das 7h, é a garantia de qualidade e procedência dos peixes.  Afinal, todos os locais têm comerciantes já cadastrados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab).

Além disso, as equipes da gerência técnica de Controle de Qualidade da secretaria vão percorrer os pontos para monitorar a qualidade dos pescados oferecidos. “Queremos garantir uma boa compra, bem como preservar a saúde e a segurança alimentar da população”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi.

Até sexta-feira (30/3), traillers ou barracas estarão vendendo peixes cortados em filés e postas, bem como peças inteiras. Os pontos estarão espalhados em bairros como Santa Felicidade, Boa Vista, Mercês, Barreirinha, Bairro Alto, Santa Cândida, Abranches, Ahú, Pilarzinho, Boqueirão, Fazendinha, CIC, Cajuru, Uberaba, Bairro Novo, Umbará e Centro.

Além dos 24 pontos extras liberados pela secretaria, a população pode comprar pescados de qualidade nos demais estabelecimentos da Prefeitura, como as feiras (livres, noturnas e orgânicas), o Mercado Municipal e o Mercado Regional Cajuru, bem como no Armazém da Família.

Cuidados

Virginia Afonso Gasparini, gerente técnica de Controle de Qualidade da Secretaria, responsável pelo monitoramento da qualidade dos produtos vendidos nos estabelecimentos da Prefeitura, reforça a importância de ficar atento à temperatura dos produtos vendidos. Os pescados frescos e resfriados devem ficar entre -2°C e 2°C.

Segundo Virgínia, os peixes inteiros devem ter olhos brilhantes e salientes. As escamas precisam estar unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele. As guelras têm que possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade. O odor do peixe é característico, mas não pode ser repugnante.