PCPR ministra curso de orientação contra golpes para 600 idosos em Marialva
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou um curso de orientação sobre prevenção a diversos tipos de golpes para 600 idosos de Marialva, no Noroeste do Paraná. Os participantes tiveram acesso a um ciclo palestras ministradas pelo delegado Aldair Oliveira, que começou dia 10 de junho e foi concluído nesta quarta-feira (19). A ação contou com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria da Assistência Social.
“Com uma linguagem simples e acessível, utilizando ilustrações para facilitar o entendimento, abordamos os diversos tipos de golpes, sobretudo os que estão sendo aplicados no mundo digital”, disse o delegado. O curso foi pensado após uma série de golpes contra idosos que ocorreram na cidade e o objetivo foi prevenir os cidadãos mais vulneráveis a essa prática criminosa.
Foram apresentados os diversos tipos de crimes, abordando formas de como evitá-los ou identificar a situação de risco e pedir ajuda, caso seja necessário. As palestras trataram de temas como violência patrimonial, retenção de cartão bancário, apropriação de proventos, entre outros.
CONSCIENTIZAÇÃO – A iniciativa está alinhada com o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, data foi instituída pela Organização das Nações Unidas e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006. O intuito é divulgar à sociedade os mecanismos de proteção aos idosos.
DENÚNCIAS – A PCPR conta com a colaboração da população para combate a crimes praticados contra a pessoa idosa. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia. Se o crime estiver acontecendo no momento a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.