Parques e praças ganham trabalho amplo de manejo de arborização

A Prefeitura de Curitiba deu início, em 2019, a um trabalho amplo de manejo das árvores de parques e praças. Primeiro local a receber os serviços, desde a segunda quinzena de janeiro, o Parque Náutico, no Boqueirão, ainda tem equipes de verificação e poda até esta quinta-feira (7/2). Já foram podadas mais de 200 árvores no parque.

De acordo com o diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil, há algum tempo não se atuava tão amplamente no manejo das árvores em unidades de conservação. “Agora a ideia é fazer toda a verificação, retirada de galhos secos ou que estejam obstruindo a iluminação, além de ervas-de-passarinho”, explicou.

São medidas que garantem a saúde das árvores e também a segurança dos frequentadores dos locais. Até este começo de ano, os trabalhos contavam com o apoio da arborização pública, do Departamento de Produção Vegetal, da secretaria. Agora o trabalho conta com equipes exclusivas.

O próximo parque a receber as ações de manejo de árvores é o Parque Iberê de Mattos, o Parque Bacaheri, no Bacacheri. O Bosque Reinhard Maack, no Boqueirão, e os parques Tingui, Barigui e Tanguá estão na sequência da programação. O Passeio Público vai receber as equipes às segundas-feiras, quando fica fechado para manutenção.