Palestra gratuita mostra potencial de empregos no setor hoteleiro

Formada em Turismo, a mato-grossense Renilda Aparecida Corrêa, 32 anos, está à procura de um emprego no setor hoteleiro em Curitiba, onde chegou para morar há seis meses. Para se inserir na área, ela participou da primeira palestra “Empregabilidade na Hotelaria”, promovida gratuitamente pela Fundação de Ação Social (FAS), nesta terça-feira (10/3).

O evento reuniu 60 pessoas, no Hotel Nacional Inn Torres, na Regional Matriz. A palestra, que tem o objetivo de mostrar o potencial de empregos no setor em Curitiba e orientar a população, será realizada em mais seis regionais da cidade até o próximo dia 31 (ver programação abaixo).

“Acredito que essa palestra seja a ponte para que eu conheça o setor e as pessoas que trabalham nele em Curitiba”, explicou Renilda, que tem seis anos de experiência na área administrativa de hotéis.

Ela está desempregada porque precisou se mudar para a capital em função do tratamento de saúde do marido, que aguarda um transplante de rim.

Dicas importantes

Durante à tarde, o grupo recebeu informações sobre como buscar emprego na área, habilidades exigidas, funções mais requeridas e perfil mais procurado pelo setor hoteleiro.

A palestra tratou ainda do fluxo e do perfil dos visitantes, atrativos turísticos, eventos e infraestrutura da cidade, produtos associados ao turismo e sobre o futuro do emprego na área.

“O hotel é um segmento que gera muitos empregos, mas quem quer entrar nessa área não pode ter apenas conhecimento técnico, mas também iniciativa e pró-atividade”, orientou Higino Mandaji, da startup B2B, que desenvolveu um aplicativo que faz a intermediação de mão de obra avulsa e temporária para o setor hoteleiro.

Para atender demanda

A palestra faz parte do programa Liceu de Ofícios, da FAS, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos para a população, e tem a parceria da B2B Hotel Facilidades para a Hotelaria Ltda e do Instituto Municipal de Turismo.

Quem quiser participar da palestra deve se inscrever no portal Aprendere. Para participar, é preciso ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo.

O coordenador de Qualificação da FAS, Adriano Benedito Laurindo, explica que essa é a segunda atividade ofertada pelo Liceu de Ofícios para capacitar pessoas para o setor de hotelaria. Em 2019, o programa ofereceu o curso de Camareiro, para atender a demanda do mercado. Foram quatro turmas, com 100 vagas, sendo que 66 pessoas foram certificadas.

Em abril, a FAS ofertará mais 40 vagas para o curso de Camareiro e outras 40 para o de Recepcionista de Hotel. Os dois cursos terão como novidade a realização de aulas práticas no Hotel Nacional Inn Torres.

Programação da palestra

13 de março: Rua da Cidadania de Santa Felicidade – Auditório I (Rua Santa Bertila Boscardin, 213). Das 8h às 12h.

18 de março: Rua da Cidadania do Tatuquara – Auditório (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n). Das 13h às 17h.

19 de março: Rua da Cidadania do Cajuru – Auditório (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150). Das 13h às 17h.

23 de março: Rua da Cidadania do Boa Vista – Auditório III (Av. Paraná, 3600). Das 13h às 17h.

24 de março: Rua da Cidadania do Carmo – Auditório II (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430). Das 13h às 17h.

31 de março: Rua da Cidadania do Fazendinha – Auditório III (Rua Carlos Klemtz, 1700). Das 13h às 17h.