Orquestra Sinfônica do Paraná abre o 2º Festival de Ópera do Estado

 

A Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência de Stefan Geiger – maestro titular da OSP em 2016 – apresenta em 12, 13 e 14 de novembro, em Curitiba, a ópera Freischütz (O Franco Atirador), de Carl Maria von Weber. Os concertos serão no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), às 20h30 nos dias 12 e 14 e às 18h no dia 13. Ingressos a R $20,00 e R$ 10,00.

A montagem abre a programação do 2º Festival de Ópera do Paraná, que acontece até 27 de novembro nos auditórios Salvador de Ferrante (Guairinha), Glauco Flores de Sá Brito (Mini), Capela Santa Maria, Paço da Liberdade e Casa Heitor Stockler de França. Festival é promovido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra e Guairacá Cultural.

FREISCHÜTZ – Esta montagem terá as participações de Ricardo Castro (tenor), Luciana Melamed (soprano), Axel Wolloscheck (barítono), Marcelo Dias (baixo), Ana Paula Machado (soprano), Norbert Steidl (barítono alto), Bruno Spadoni (baixo) e Lester Baldini (barítono). Inclui ainda a participação do Coral Masculino Ottava Bassa, sob a regência de Alexandre Mousquer, e também da regente Helma Haller.

HISTÓRIA – O compositor alemão Carl Maria von Weber foi o primeiro a levar à ópera os motivos folclóricos germânicos, na lenda e na música. O libreto da ópera Der Freischütz (O Livre ou O Franco Atirador) é de autoria de Friedrich Kinde e baseou-se num conto de Apel e Laun, do livro de contos fantasmagóricos Gespensterbuch. 

A história de Der Freischütz, cujo título inicial era “A Noiva do Caçador”, tem semelhança com a lenda de Fausto, outro argumento nacional alemão de origem imemorial. Em Freischütz, Fausto tentado pelo demônio é Max, o caçador, o guarda-florestal que, para ter direito de suceder ao chefe e casar-se com a filha dele, faz um pacto com Samiel, o Espírito Negro da Floresta, o próprio Satã. Para este pacto, Samiel o fará vencer o concurso de tiro com projéteis infalíveis, resultado de magia. 

A montagem da ópera Freischütz é uma realização do Centro Cultural Teatro Guaíra com apoio da Copel.

FESTIVAL DE ÓPERA – De 16 a 27 de novembro acontecem récitas, seminário e cursos de temas ligados à ópera. A programação inicia com o 1º Seminário Brasileiro de Canto, de 16 a 18, no Miniauditório, das 9 às 12h, com entrada gratuita. Nestes mesmos dias, no período da tarde, das 14h às 17h, haverá o Curso para Coro Operístico, na sala 300, no prédio do Centro Cultural Teatro Guaíra (entrada pela rua Amintas de Barros). Entrada gratuita, mediante inscrição.

Nos dias 24 e 25, será o Masterclass de Canto, das 9h às 12h, no Miniauditório, também é gratuito mediante inscrição.