Obras e ações melhoram a vida dos moradores da Regional Portão

A qualidade de vida dos 216 mil curitibanos que vivem nos nove bairros da Regional Portão deu um salto de qualidade em 2019. No decorrer do ano a Prefeitura esteve presente com pequenas e grandes obras e muitas ações nos bairros Portão, Água Verde, Guaíra, Parolin, Vila Izabel, Santa Quitéria, Seminário, Fazendinha e parte do Campo Comprido. 

Nessa região da cidade, a Prefeitura de Curitiba começou a obra da trincheira da Rua Mário Tourinho, no cruzamento com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no Seminário. Ponto estratégico para o transporte coletivo, a nova estrutura eliminará interferências de tráfego num trecho por onde circulam 62 mil veículos e 11 linhas de ônibus, que transportam 168 mil passageiros por dia.

Nesses bairros, o trabalho liderado pelo prefeito Rafael Greca garantiu ainda asfalto novo, ampliação e modernização da iluminação pública em ruas, tarifa de ônibus reduzida, melhorias em parques e praças, mais guardas municipais, Faróis do Saber e Inovação, drenagem para combater enchentes e muitos outros serviços de manutenção urbana.

 

“A prefeitura precisa estar presente nos bairros, ouvindo os problemas e propondo soluções de curto e longo prazo e é isso que temos feito, governando com ouvidos e o coração aberto para o povo e o bem comum”, disse Greca. 

 

Além das obras por todos os bairros, a Prefeitura também disponibilizou uma programação intensa de serviços culturais, esportivos, de lazer, educação e de saúde, que complementaram a presença do poder público na vida da população que mora e trabalha nessa região de Curitiba.  

Ônibus mais barato 

Cinco linhas de ônibus com tarifa reduzida fora do horário de pico atendem passageiros de bairros da Regional Portão. As linhas Vila Lindóia, Novo Mundo, Vila Sandra, Ahu/Los Angeles e Dom Ático passam por bairros como Parolin, Água Verde e Guaíra por exemplo.

Juntas, estas linhas transportam quase 30 mil pessoas por dia, que se deslocam do bairro para o Centro. A medida foi uma determinação do prefeito Rafael Greca. 

A tarifa reduzida, de R$ 3,50 – R$ 1 mais barata que a normal – vale das 9h às 11h e das 14h às 16h e para pagamento exclusivo com o cartão-transporte usuário.

Asfalto novo e binários

Dos 20 quilômetros de asfalto recuperado em três anos na Regional, metade foi executada em 2019, totalizando obras em 38 ruas importantes para ligações entre os bairros e por onde passam linhas de ônibus: João Bettega, Professor Ulisses Vieira, Tabajaras, Professor Porthos Velozo e outras estão no pacote de asfalto novo.

Para escoar melhor o trânsito entre a região da CIC e o Portão, a Prefeitura implantou um binário na Rua João Bettega com a Luiz Parigot de Souza.  “Depois de três anos sem abrir o restaurante à noite, agora voltamos a ter confiança para ampliar os negócios. Esse binário trouxe mais visibilidade e segurança para a região” disse Ricardo Kennedy, empresário.

Na Regional foram implantados ainda binários entre as Ruas João Bettega e Luiz Parigot de Souza e entre a João Alencar Guimarães e a Major França Gomes, além de sentido único nas Ruas Lindolfo Pessoa e Visconde de Cairu.

Contenção de enchentes

Para melhorar o escoamento das galerias de águas, a Prefeitura fez mais de 100 ações de limpeza de rios e córregos, contenção de margens e também obras nos bairros, um trabalho que nem sempre é visto, mas lembrado em época de chuvas fortes. 

No Portão, no cruzamento das ruas Carlos Blanck e Baldur Magnus Grubba está uma das mais aguardadas obras. Uma rede paralela de tubos de 2,20 metros de diâmetro na rede existente, numa extensão aproximada de 130 metros está sendo implantada para acabar com as recorrentes enchentes que há décadas afetava as famílias e moradores.

Praças e ruas iluminadas 

Outra benfeitoria importante são ruas e praças mais iluminadas com tecnologia LED. Neste ano, o eixo de esporte e lazer, no canteiro central da Avenida Presidente Arthur Bernardes, no trecho entre a Fonte de Jerusalém e a Rua Tabajaras, recebeu 174 novos postes equipados com lâmpadas LED. 

“As quadras ficaram ótimas e com essa iluminação, podemos jogar até mais tarde, porque a sensação de segurança aumentou”, afirma a Glória Maria Silva da Costa, que joga tênis na quadra da Avenida Arthur Bernardes. 

Além do canteiro da Arthur Bernardes, a Prefeitura de Curitiba melhorou a iluminação em outras 13 praças e jardinetes dos bairros da Regional Portão. Entre elas, a Praça Tito Schier, que passou por uma ampla revitalização de equipamentos e ganhou um módulo da Polícia Militar. A sensação de segurança aumentou e as famílias e trabalhadores da região da praça agora usam o espaço público com mais tranquilidade. 

Pequenas obras, grandes benefícios 

Manter os serviços de manutenção urbana em dia também é trabalho da Prefeitura, que trazem resultados na vida das pessoas. Para manter em dia o gramado de canteiros em vias públicas, o Distrito de Manutenção Urbana da Regional Portão executou mais de 600 metros quadrados de roçada ao longo de 2019.

Duas novas hortas 

O bairro Fazendinha está ganhando a segunda horta comunitária. A Prefeitura começou em dezembro de 2019 a preparar o terreno, na comunidade Vila Rigoni. Mais de 20 caminhões de entulhos foram retirados da área que abrigará a nove fonte de alimentação natural dos moradores da região.

“Aqui será tudo orgânico e bem cuidado. Com a ajuda da Prefeitura de Curitiba vamos fazer uma grande transformação nesse espaço”, avisa Maria Célia Belanda, uma das organizadoras da nova horta.
 

Está será a segunda horta comunitária do bairro, que no fim de 2018 ganhou a Horta Comunitária Amigos do Fazendinha. Implantada num terreno baldio na esquina ruas Afrânio Peixoto e Alcir Martins a horta produz alface, couve, rúcula, almeirão, escarola e temperos orgânicos e virou orgulho e cartão-postal do bairro.

MusicaR chegou para encantar 

Em 2019, a população que vive e trabalha nessa região da cidade também viu o surgimento do MusicaR. O projeto de musicalização é oferecido gratuitamente pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) para crianças e jovens de sete a 17 anos.
Desde março, mais de 40 curitibinhas participam das aulas na Rua da Cidadania. Profissionais ensinam coro infantojuvenil, flauta doce, percussão corporal e grupo instrumental. 

Esporte e Lazer 

Entregue no fim de 2018, o Centro de Esporte e Lazer da Praça Afonso Botelho atendeu em 2019 até 1.800 pessoas por mês. Crianças e adultos participaram de atividades de caminhada, alongamento, ritmos, pilates, dança sem par, luta olímpica, boxe, muay thai (acima de 16 anos), MMA, esgrima, beach soccer, vôlei de praia, futevôlei e beach tennis.

Idiomas e Guardas Municipais nas escolas

Aulas de idiomas também chegaram nas escolas municipais da Regional Portão. Em 2019, 170 curitibinhas estudaram espanhol, italiano e inglês. O projeto de língua estrangeira atende estudantes do 4º ano do ensino fundamental, com 50 minutos de duração, duas vezes por semana, após o horário regular.

A Prefeitura também fez novas instalações na Escola Municipal Professora Maria Nicolas e inaugurou o Farol do Saber e Inovação Rocha Pombo, no Portão. 

Com a contratação de mais Guardas Municipais, agora tem mais patrulhamento escolar permanente.  A presença fixa de GMs nas escolas na abrangência da Regional chegou a nove escolas, cinco a mais que no período anterior.

Nas escolas, os Guardas Municipais atendem todo o período de aulas, fazem patrulhamento no entorno e ajudam na organização do trânsito na saída e chegada dos alunos. 

Vem aí mais uma horta comunitária

Na Vila Rigoni, mais de 20 caminhões, num terreno ao lado do parque Guairacá, está nascendo a segunda horta comunitária da Regional.

Implantada no fim de 2018, em 2019 a horta comunitária, a primeira da Regional, virou cartão-postão do bairro Fazendinha. 
“Essa horta é um orgulho, ela transformou o bairro e a vida dos moradores da comunidade”, fala Marlene Gonçalves Kadowaki, presidente da Associação Comunitária Amigos da Fazendinha.

Regional Portão em números

– 10 km de asfalto novo

– 268 novos pontos de iluminação nas pistas e caminhos das praças

– 9 novos ônibus superarticulados na linha Circular Sul

– 5 linhas com tarifa reduzida fora do horário de pico

– Início da trincheira da Mário Tourinho

– 5 linhas de ônibus com tarifa reduzida

– Mais de 100 intervenções para limpeza de rios e córregos

– 1.800 pessoas atendidas no Centro de Esporte e Lazer da Praça Afonso Botelho

– 121.421 consultas médicas realizadas nas unidades de saúde, entre janeiro e novembro/2019

– 587.364 procedimentos médicos e de enfermagem nas unidades de saúde

– 80.496 procedimentos odontológicos nas unidades de saúde

– 15.279.651 unidades de medicamentos distribuídas 

– 27.438 agendamentos realizados pelo aplicativo Saúde Já Curitiba

– 113.284 atendimentos na UPA Fazendinha 

– 12.150 quilos de entulho coletados no Parolin no mutirão Curitiba Sem Mosquito