Obras diminuem o risco de enchentes do Parolin ao Boqueirão
As intervenções da Secretaria Municipal de Obras Públicas para conter as cheias na bacia do Rio Belém têm frentes de trabalho nos córregos Santa Bernadete, Henry Ford, Vila Guaíra e Vila Cortume e no Rio Pinheirinho, que recebe as águas desses córregos. Nesta sexta-feira (5/7), o prefeito Rafael Greca vistoriou a etapa da obra na esquina da Avenida Wenceslau Braz com a Rua Luís Gaspari, entre o Parolin e a Vila Guaíra.
No local, as margens do Rio Pinheirinho estão recebendo as estacas que darão sustentação ao muro de contenção. E, ao longo de toda a obra, também estão sendo instaladas caixas de concreto para reter a água que ganha força com as fortes chuvas.
O prefeito exaltou a importância da ação de combate às enchentes que prejudicam as famílias nos bairros Lindóia, Parolin, Fanny, Guaíra e Hauer, por onde passam os rios.
“As obras de macrodrenagem garantem a segurança da nossa gente que sofre com as cheias de córregos e rios. Cada vez mais está melhorando o processo de livramento das enchentes”, disse Greca.
“Quando nós chegarmos no Rio Belém e afundarmos o seu canal, o problema praticamente vai desaparecer”, completou o prefeito.
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, explicou que o sistema que está sendo construído vai retardar o fluxo de água dos córregos e do próprio Rio Pinheirinho, que irá desaguar no Rio Belém com menos potencial para causar inundações e estragos.
“Estamos atuando em cerca de três quilômetros com serviços que irão minimizar – de forma significativa – o risco de enchentes do Parolin ao Boqueirão”, disse Rodrigues.
Os vereadores Edson do Parolin, Mauro Bobato, Beto Moraes e Oscalino do Povo acompanharam o prefeito na vistoria das obras.