Número de beneficiados pelos Armazéns da Família cresce na gestão Greca

As melhorias determinadas pelo prefeito Rafael Greca nos Armazéns da Família, como o aumento da renda familiar de acesso às compras, o crescimento do mix de produtos e a renovação das 33 unidades, já levaram a um aumento de 9% no total de cadastrados pelo programa.

O número de famílias da capital cadastradas saltou de 233,8 mil, em janeiro, para 255 mil em agosto deste ano. No período, 21,2 mil novas famílias curitibanas passaram a ter acesso aos gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza vendidos nas unidades administradas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab). “É um programa referência nacional e internacional de acesso à população a alimentos e gêneros de higiene e limpeza com custo, em média, 30% mais barato que no comércio”, salienta o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi.

Ele lembra que os armazéns da Prefeitura também servem como reguladores de preços nas regiões onde estão instalados. “Como o programa trabalha com preços mais em conta que no varejo, o comércio local acaba tendo também que rever as margens de lucro e os valores dos produtos”, observa o secretário. “Além disso, os armazéns suprem de alimentos e itens industrializados e processados regiões com pouco comércio, os chamados vazios urbanos”, frisa.

Renovação

Gusi destaca que, desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, o programa passa por uma renovação. “Por determinação do prefeito, entre janeiro e abril deste ano, os Armazéns da Família passaram por pintura interna e externa, além de melhoria da visibilidade dos produtos com a troca de lâmpadas e identificação nas prateleiras”, explicou. Antes da revitalização, recorda o secretário, a população se deparava com prédios degradados, herança da gestão anterior.

Gusi ressalta ainda que o trabalho de renovação do programa é muito mais amplo, pois envolve o aumento do número de beneficiados. Em março, houve um aumento da faixa de 3,5 para 5 salários mínimos tanto para a população como para os servidores.

De acordo com Ivone Aparecida de Melo, diretora de Abastecimento Social da Secretaria e responsável pelo programa, nos últimos meses a Smab também ampliou a variedade de produtos ofertados nos Armazéns da Família. “Itens inéditos passaram a ser vendidos, como carne de porco, linguiça fresca, tilápia em posta, azeite de oliva, requeijão, massa integral, vassoura, rodo, escova de lavar roupa, saco de pano e sacola retornável”, enumera ela. Ao todo, são comercializados nas gôndolas 365 itens, entre alimentos perecíveis e não-perecíveis, bem como produtos de higiene e limpeza.

O aposentado Enídio Ramos Vieira, 74 anos, aprovou as melhorias nos Armazéns da Família, desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, em especial o aumento da faixa de renda familiar beneficiada. “Eu já tinha ficado mais de um ano sem poder comprar nos Armazéns, pois a renda lá de todos de casa tinha ficado maior que a permitida. No ano que vem, se minha aposentadoria tiver reajuste, provavelmente, eu não poderia comprar aqui novamente com a antiga faixa”, salienta ele, que faz compras nas unidades de Santa Felicidade e Vila Sandra.

A renovação das unidades e o aumento no mix de produtos chegaram bem na hora, garante a dona de casa Zeli Lima de Brito, 52 anos. “O preço já é muito bom, mais barato que em outros lugares. Mas agora eu também posso comprar peixe e outros produtos que antes tinha comprar nos supermercados. Mas aqui é mais barato”, justifica ela, que renova a despensa mensalmente no Armazém da Família da Vila Sandra.

Como se cadastrar

Apenas moradores de Curitiba, Fazenda Rio Grande e Campo Magro, com renda familiar de até cinco salários mínimos e com cartão de acesso, podem comprar nos locais.O cadastramento e a emissão dos cartões devem ser feitos nos núcleos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento nas Administrações Regionais localizadas nas Ruas da Cidadania.