Nadar em cavas pode provocar acidentes graves e mortes
O feriado da Proclamação da República, nesta sexta-feira (15/11), e o fim de semana devem chegar com temperaturas acima dos 26 graus na cidade, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Sol e calor são um convite para atividades aquáticas refrescantes, que devem ser praticadas com as devidas precauções.
O alerta é da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. O responsável pelo órgão, Nelson Ribeiro, reforça a proibição de nadar em rios e lagos impróprios para banho.
“Nos momentos de lazer, a prudência não pode ser deixada de lado. Não se pode nadar em cavas e parques municipais pela questão fundamental da segurança”, afirma Nelson.
Nos parques públicos, placas indicam de forma expressa a orientação. São locais que dão a falsa impressão de tranquilidade, mas não são terrenos rasos e, embaixo d’água, pode haver troncos ou galhos de árvore.
“Sem perceber, o indivíduo pode ficar preso e se afogar. Portanto, nade somente em locais que tenham profissional habilitado para salvamentos”, salienta Ribeiro. “Evita-se, assim, tragédias que infelizmente já ocorreram em momentos que deveriam ser apenas de descontração e alegria, inclusive com pessoas que sabiam nadar bem”, acrescenta o coordenador da Defesa Civil.
Em caso de afogamentos, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado imediatamente pelo telefone de emergência 193.