Na unidade de saúde, seu Nelson, 66 anos, encontrou qualidade de vida
Não são apenas consultas médicas e odontológicas que estão disponíveis nas 111 unidades de saúde de Curitiba. O aposentado Nelson Dias Pereira, 66 anos, sabe bem disso. Além de consultas, os postos oferecem orientação com profissionais da enfermagem, educação física, nutrição, fisioterapia, o que impacta na melhoria da qualidade de vida dos curitibanos.
Os serviços estão alinhados com o programa Escute o Seu Coração. Lançado em maio do ano passado pela Secretaria Municipal da Saúde, o programa estimula a população a adotar estilos de vida saudáveis e prevenir doenças cardiovasculares. “Queremos ofertar saúde e não apenas tratar as doenças. Algumas podem ser evitadas ou controladas com simples mudanças de hábitos”, explica a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.
Motivação
“Hoje eu estou feliz!”. Essa é a resposta de seu Nelson ao ser questionado sobre o seu estado de saúde – ele utiliza os serviços da Unidade de Saúde Jardim Aliança há oito meses. “Cheguei aqui muito desmotivado, achava que não tinha mais o que fazer. E encontrei o que mais precisava: proteção e apoio”, conta.
Seu Nelson foi à unidade pela primeira vez em busca de consulta médica. Mas não foi só isso o que ele encontrou por lá. Ele também coletou exames e consultou com enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta e profissional da educação física. “O que encontrei aqui não tem dinheiro que pague. Isso é saúde pura, não tem como não agradecer”, elogia.
Um acidente em 2012, deixou seu Nelson com dificuldades para andar, dores pelo corpo, que associados a desmotivação e hábitos alimentares inadequados, levaram ao ganho de peso. Para ele, a situação se tornou um círculo vicioso, que parecia não ter fim. “Não era só o meu corpo. O meu coração e minha mente também estavam doentes”, diz.
Ele não consegue acompanhar as aulas do grupo de ginástica, mas aprendeu com o profissional de educação física e a fisioterapeuta uma série de exercícios adaptados para a sua condição. Com o auxílio de uma cartilha, com orientações e ilustrações, diariamente, no fim da tarde, ele dedica uma hora para a prática de exercícios e alongamentos.
Outra grande aliada no processo foi a reeducação alimentar. Com o apoio e orientação da nutricionista, seu Nelson foi aos poucos adaptando e incluindo alimentos mais saudáveis na rotina. “Hoje eu como muitas verduras, frutas e legumes, quero distância de açúcar e gordura”, conta.
Assim, desde que iniciou o acompanhamento, 19 quilos foram perdidos, dores no corpo foram embora e a sua condição muscular passou por recuperação. Embora não possa correr, o que era uma grande paixão no passado, ele voltou pedalar por longas distâncias. “Estou vivendo um momento de reconduzir a minha vida, novos aprendizados. Não quero voltar a ter a condição a que cheguei, quando fui buscar a unidade”, afirma.
Portal Escute o Seu Coração
No Portal do Escute o Seu Coração, os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que precisa ou não ser mudado, informar-se sobre um estilo de vida mais saudável e os serviços oferecidos pela Prefeitura de Curitiba.
OS 10 MANDAMENTOS DO CORAÇÃO SAUDÁVEL
1. Evite o cigarro
2. Controle seu peso
3. Faça atividade física regularmente
4. Cuide da pressão arterial
5. Escolha bem seus alimentos
6. Controle seu colesterol
7. Reduza o stress do dia a dia
8. Saiba se é diabético
9. Mantenha rotinas de lazer
10. Consulte o médico periodicamente