Na Semana da Pátria, Greca vê filme sobre um outro lado do herói da Independência
O prefeito Rafael Greca escolheu “A Viagem de Pedro”, o longa-metragem dirigido pela cineasta Laís Bodanzky, para assistir na Semana da Pátria. Ele viu o filme nesta sexta-feira (9/9), no Cine Passeio, na companhia da primeira-dama, Margarita Sansone.
“É um belo filme, não resta dúvida. Porém, traz uma certa tristeza pelo tormento vivido por Dom Pedro I, que há 200 anos fez a Independência do Brasil, ao deixar o Brasil para viver em Portugal. É uma obra que precisa ser vista por todos”, disse Greca. A produção, com 1h37 de duração, tem o ator Cauã Reymond no papel principal.
Unindo história e ficção, “A Viagem de Pedro” mostra um Dom Pedro às voltas com os dramas pessoais presentes e passados – e que afloram durante a travessia do oceano Atlântico feita em 1831. A eles se acumulam exigências da vida política longe do Brasil, a pátria que o acolheu ainda criança.
Cinema brasileiro
O prefeito e a primeira-dama deixaram o espaço cultural com vontade de voltar logo. Isso porque o crítico de cinema e um dos curadores da programação do Cine Passeio, Marden Machado, sugeriu que o casal veja “Marte Um” – o longa indicado para representar o Brasil no Oscar 2023. “É uma boa sugestão”, agradeceu Margarita.
Dirigido por Gabriel Martins, “Marte Um” conta a história de uma família negra da cidade mineira de Contagem. Mostra o personagem Deivid, interpretado pelo ator Cícero Lucas, o caçula de uma família de classe média negra que quer ser astrofísico e participar da missão “Marte Um”, que promete colonizar o planeta vermelho em 2030. A vida de Deivid e de sua família é atravessada pelas tensões e pelos acontecimentos políticos e sociais do Brasil de 2018.
Também assistiram à sessão a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Júnior.