Mutirão da Cidadania: mais de 200 serviços gratuitos
A Regional Boa Vista vai receber o Mutirão da Cidadania nesta quinta (1/3), sexta (2/3) e sábado (3/3). A ação faz parte da programação do aniversário de 325 anos de Curitiba. Esta é a sétima edição do evento promovido em parceria pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. Serão ofertados à população cerca de 200 serviços gratuitos.
Aproximadamente 275 mil pessoas vivem nos bairros Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão, Tarumã e Tingui, que compõem a Regional Boa Vista.
Os moradores poderão participar das atividades e ter acessos a serviços, como a emissão da carteira de trabalho. Nos seis mutirões anteriores, que aconteceram no Bairro Novo, Cajuru, CIC, Tatuquara, Boqueirão e Santa Felicidade foram registrados 267.054 atendimentos à população.
O prefeito Rafael Greca destaca o sucesso da iniciativa. “Em todas as regionais estamos vendo uma participação popular muito intensa nesta ação, que é uma verdadeira feira da cidadania”, disse o prefeito. “Como existimos para servir à população, fico muito satisfeito com o sucesso que estamos tendo”, definiu Greca.
Atendimentos à população
Durante os três dias do Mutirão da Cidadania serão ofertados encaminhamentos para vagas de emprego, cadastramento de estudantes para a rede pública de ensino, realização de cadastro único em programas sociais, entre outros serviços. Também serão realizados atendimentos na área da saúde com testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C.
O Instituto de Identificação também vai estar presente no evento. A capacidade de atendimento para a emissão da carteira de identidade é normalmente de 400 pessoas. No evento esse número dobra. O serviço vai funcionar com horário estendido, com a distribuição de 400 senhas na quinta e na sexta e 300 no sábado.
A administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, ressalta que o Mutirão acontecerá no mês do aniversário de Curitiba e faz parte das comemorações da cidade. “São vários atendimentos, como a confecção de documentos, inscrição em programas sociais, orientações com relação à saúde da população, oficinas diversas, atrações culturais e atividades esportivas e recreação”, disse Janaína.
Os moradores também vão contar com outros serviços, que incluem atendimento de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no Sine Móvel e atendimento de mulheres no Ônibus Lilás. Além disso, haverá orientação sobre regularização de contratos, repactuação de dívidas, inscrição e atualização para a fila da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).
Serviço
Mutirão da Cidadania Regional Boa Vista
Avenida Paraná, 3600 – Boa Vista, Curitiba