Moradores de Santa Felicidade comemoram pedidos de obras atendidos

Um muro de contenção à margem do Rio Uvu, o reforço na sinalização de trânsito e a limpeza em rua do Butiatuvinha. Obras e serviços foram executadas nas últimas semana pela Prefeitura a partir dos pedidos apresentados pelos moradores dos bairros da Regional Santa Felicidade no encontro Prefeitura nos Bairros.

O encontro aconteceu no início de agosto e reuniu aproximadamente 200 participantes.

Na ocasião, a presidente da Associação de Moradores do Conjunto Veneza (Amave), Regina Saraceni, representou os vizinhos na reivindicação para a construção de um muro de contenção, à margem direita do Rio Uvu, na Praça Recanto da Itália, em Santa Felicidade. A erosão do terreno quase chegou perto de derrubar, para dentro do rio, parte da cancha de areia usada para o lazer das crianças.

A obra já foi concluída, com um muro de aproximadamente dez metros de altura, que agora protege a encosta do rio. A área no entorno recebeu limpeza feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Motivados com as melhorias, os moradores se uniram para o plantio de mudas de árvores na praça. O mutirão de reflorestamento foi uma ação promovida pela Amave.

“Tivemos o pedido atendido de pronto e isso reforça a importância que nós, cidadãos, temos para a administração municipal”, disse Regina Saraceni.

Sinalização

Na Rua Ludovico Lucca, no São Braz, o que agradou os moradores foi o reforço na sinalização, no trecho entre a Avenida Toaldo Túlio, iniciando em frente ao Colégio Estadual São Braz, até a Rua Ângelo Massignan.

Também foram colocadas placas de proibido estacionar e a nova pintura fez a realocação do eixo da via, para organizar a circulação de veículos, principalmente em horário escolar, em função da proximidade do colégio.

“Agora os motoristas estão respeitando e o trânsito está melhor organizado. Também pararam de estacionar sobre a calçada”, conta a moradora Mariana Valentine Smanhoto.

Outras demandas solicitadas nas audiências públicas e já executadas foram a limpeza em vias públicas, podas de árvores, limpeza do acesso que liga as ruas Professor Sidney Lima Santos e Domingos Aghabito Budel, que facilitou a passagem da comunidade à Escola Municipal Vereador João Stival, além do reforço na sinalização da Rua João Budel, em frente à escola, com pintura e novas placas de sinalização.

Faixas amarelas

Outras ruas que ganharam reforço na sinalização foram a Avenida Toaldo Túlio e a Rua José Hella, nas proximidades da Escola Municipal Ana Hella.

Faixas amarelas contínuas, indicando proibição de estacionar, limite de velocidade de 30 km/h e local de travessia de crianças foram instaladas em toda a extensão da José Hella, pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. A comunidade escolar teve atendida ainda a solicitação da presença de um guarda para a segurança da unidade.

“São obras em pequenas extensões de rua, serviços de limpeza e poda de arvores em terrenos, de sinalização, mas que foram priorizadas pelo município porque tem grande impacto no dia a dia dos cidadãos”, diz a administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima.