Mesa Solidária ganha terceiro ponto de distribuição de alimentos em maio

Lançado no fim do ano passado pela Prefeitura, o programa Mesa Solidária já está distribuindo lanches para pessoas em situação de rua em dois pontos de Curitiba. Até o fim da primeira quinzena de maio, o atendimento gratuito do município e entidades parceiras também será oferecido em um espaço inédito no Centro POP Plínio Tourinho, da Fundação de Ação Social (FAS), na Praça General Plínio Tourinho, no Jardim Botânico. 

"O Mesa Solidária vai transformar a Praça Plínio Tourinho na Praça Solidária, dando mais dignidade às pessoas em situação de rua, que irão se alimentar em um espaço limpo e  mais confortável", afirmou o prefeito Rafael Greca, nesta terça-feira (28/4), durante visita às obras do novo espaço do programa. 

O Mesa Solidária é uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, FAS e Secretaria Municipal de Defesa Social, com instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua. 

As marmitas e lanches do Mesa Solidária já são servidos gratuitamente, no contraturno, nos restaurantes populares do Capanema (das 19h às 21h) e da Matriz (das 16h às 18h). O atendimento é feito por equipes da Prefeitura e voluntários das instituições parceiras. 

Atualmente, são servidos 750 lanches e marmitas diariamente para pessoas em situação de rua, com o apoio de cerca de 30 entidades parceiras, nos dois restaurantes. 

Viaduto do Colorado 

O Mesa Solidária da Praça Plínio Tourinho, que ocupa uma área de 227 metros quadrados, compreende um prédio reformado que receberá uma cozinha industrial e um refeitório que está sendo montado embaixo do viaduto do Colorado. A área de refeições terá capacidade diária para atender até 500 pessoas (100 pessoas por rodízio).

Além disso, estão sendo instalados conteineres com banheiros e chuveiros. As obras estão sendo feitas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. 

Participaram da visita às obras o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel; o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; e o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.