Mesa Solidária da Plínio Tourinho atende 200 pessoas com lanches e sopas
O Mesa Solidária do Centro POP Plínio Tourinho, no Jardim Botânico, atendeu 200 pessoas em situação de rua no primeiro dia de funcionamento, na noite de quinta-feira (28/5). O terceiro ponto do programa da Prefeitura foi inaugurado, no mesmo dia, pelo prefeito Rafael Greca. O local tem capacidade para oferecer gratuitamente, a partir das 19 horas, 500 refeições diárias à população em risco social.
O Mesa Solidária é uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social, que cedem espaços e apoio logístico, com instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.
O primeiro dia de atendimento no Centro POP Plínio Tourinho foi feito por voluntários do Centro Europeu e Instaburguer, que fizeram o preparo de hambúrgueres e sopas. As marmitas e lanches do Mesa Solidária já são servidos gratuitamente, no contraturno, nos restaurantes populares do Capanema (das 19h às 21h) e da Matriz (das 16h às 18h).
Mesa Solidária da Praça Plínio Tourinho já oferece jantar e terá almoço em junho
"Para pessoas de rua como nós é muito importante este espaço agradável pra comer", afirmou Vandenberg Ribeiro da Costa, 59 anos. Ele não sabia que ontem foi comemorado o dia mundial do hamburguer e ficou feliz por participar. "Está uma delícia", completou.
Outro morador da região que pôde se servir do lanche foi Jair Alves Machado, 58 anos. Ele contou que trabalhava na lavoura no interior do estado e veio para Curitiba atrás de oportunidades mas, devido à pandemia, está sem emprego.
"Um lugar como esse ajuda muito a gente. Uma praça bonita demais", disse admirado.
União
“Os hambúrgueres foram produzidos pelos alunos do curso de gastronomia que usaram ingredientes especiais, para que o alimento tivesse mais nutrientes em benefício da saúde dos moradores de rua”, disse Rogério Gobbi, diretor acadêmico e responsável pelos cursos de Gastronomia do Centro Europeu.
Segundo a gerente de Programas Alimentares da SMSAN e responsável pelo Mesa Solidária, Morgiana Kormann, as parcerias têm ajudado muitas pessoas em situação de vulnerabilidade.
"O Mesa Solidária une prefeitura, empresas e voluntários, permitindo que seja oferecido segurança alimentar com resgate social dessas pessoas, principalmente, neste momento de pandemia", acrescenta.