Memorial de Curitiba ganhará efígie de cônsul português que salvou 30 mil vidas
Curitiba vai ganhar uma efígie (representação de uma pessoa numa moeda, pintura ou escultura) em homenagem ao cônsul português Aristides de Sousa Mendes (1885-1954). A obra ficará no Memorial de Curitiba no Largo da Ordem e faz parte do Acordo de Cooperação Cultural e Inovação que Curitiba assinou com a cidade de Carregal do Sal (Portugal).
A efígie do Memorial será uma ampliação baseada na medalha com o rosto de Aristides de Sousa Mendes que o prefeito de Carregal do Sal, Paulo Catalino de Almeida Ferraz, deu ao prefeito Rafael Greca.
O prefeito Paulo Catalino foi recebido com um concerto, nesta segunda-feira (27/3), em uma cerimônia no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba. “O cônsul Aristides de Sousa Mendes viveu em Curitiba entre 1918 e 1919, sendo um dos mais brilhantes cônsules de Portugal que passaram pela nossa cidade. Ele foi um benfeitor da humanidade que salvou perto de 30 mil pessoas do holocausto nazista. A sua memória precisa ser honrada”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
Aristides de Sousa Mendes (1885-1954) nasceu em Carregal do Sal e durante a 2ª Guerra Mundial concedeu vistos de entrada em Portugal para 30 mil pessoas, a maioria judeus, desobedecendo às ordens do ditador fascista António de Oliveira Salazar.
“Exaltar um homem como Aristides de Sousa Mendes é exaltar a própria sobrevivência da humanidade. Ele foi um semeador de estrelas. A partir de 1940, assinou sem pestanejar 30 mil salvos-condutos. Esse homem escreveu essas letras douradas em sua memória: ‘Tenho que salvar essas pessoas, tantas quanto eu puder, porque eu prefiro estar com Deus contra os homens do que com os homens contra Deus’”, disse Greca.
O prefeito de Carregal do Sal, Paulo Catalino, agradeceu a homenagem que o cônsul português vai receber em Curitiba. “Em Lisboa assinamos o acordo de cooperação cultural. A grande sensibilidade que o prefeito de Curitiba mostrou com os valores que Aristides de Sousa Mendes trouxe à sociedade só podem fazer desse prefeito um homem de grande nobreza, à imagem da cidade que acolheu o Aristides de Sousa Mendes. Na história podemos escrever o nome e os valores de Aristides além-fronteiras para os nossos filhos, nossos netos”, afirmou Paulo Catalino.
O prefeito também contou que Carregal do Sal está construindo um museu em homenagem a Aristides de Sousa Mendes, que deve ser inaugurado em 2024.
Acordo de cooperação
O Acordo de Cooperação Cultural e Inovação foi assinado pelo prefeito Rafael Greca no mês de fevereiro, durante a missão europeia em que ele representou Curitiba no LIDE Brazil Conference – Lisboa.
Obra
A efígie de Aristides de Sousa Mendes que ficará no Memorial de Curitiba foi encomendada ao artista e escultor Rafael Sartori. “Agora vou estudar e desenvolver o projeto baseado na medalha com o rosto de Aristides de Sousa Mendes”, contou Sartori, que também participou da cerimônia nesta segunda-feira (27/3).
Concerto
O concerto que recebeu o prefeito de Carregal do Sal, Paulo Catalino, foi apresentado pela soprano Karolyne Liesenberg, pelo tenor Vitorio Scarpi e pelo pianista Jeferson Ulbrich. Foram executadas obras do compositor e maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos e do compositor italiano Giuseppe Verdi.
Presenças
Acompanharam a cerimônia a vice-cônsul de Portugal em Curitiba, Suzana Pereira; o vice-presidente da Federação Israelita do Paraná, Isac Baril; o presidente da Federação Israelita do Paraná, Alexandre Knopfholz; o rabino Pablo Berman; o coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss; o chefe da mesquita Central de Curitiba, sheikh Sayed Amir Hachem; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o diretor do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão; o assessor-chefe de Relações Internacionais de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; os vereadores Mauro Bobato e Sargento Tânia Guerreiro; a cônsul-geral da Polônia, Marta Olkowska; a cônsul da Espanha, Blanca Hernando Barco; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o presidente do Imap, Alexandre Matschinske; os secretários municipais do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr; de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; e da Educação, Maria Sílvia Bacila; o controlador-geral do Município, Daniel Conde Falcão; o presidente do ICS, Tiago Waterkemper; servidores municipais e representantes religiosos.