Ippuc conquista novo prêmio internacional de design com projeto da Tuboteca
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) venceu o Brasil Design Award 2016, na categoria Comunicação/Promoção, com o projeto da Tuboteca – as mini bibliotecas instaladas dentro das estações-tubo que permitem que os usuários do transporte coletivo retirem livros livremente, sem qualquer controle ou prazo para devolução. Entre 211 concorrentes, houve somente 14 premiados nas diversas categorias. O prêmio foi recebido pelo presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires. “Estamos muito felizes com mais este reconhecimento da Tuboteca, uma criação genuinamente curitibana que une design, serviço, inclusão social, cultura e humanização dos espaços e equipamentos públicos”, disse Póvoa Pires.
O Brasil Design Award é realizado desde 2009 pela Associação Brasileira das Empresas de Design (ABEDESIGN) e dirigido somente a projetos já premiados nacional e internacionalmente. Tem como objetivo ampliar a visibilidade e o reconhecimento da capacidade criativa brasileira, tornando-se referência em excelência para o design no país. Conhecido como “prêmio dos prêmios”, é também uma ferramenta estratégica para ampliar a qualidade e a competitividade do setor. Realizado em São Paulo, na noite desta segunda-feira (05), contou com a participação de profissionais, empresas e instituições ligadas ao design de todo o Brasil.
Este é o segundo prêmio recebido pelo projeto Tuboteca que, em janeiro deste ano, conquistou o iF Design Award 2016, mundialmente conceituado, concedido pelo International Forum Design, instituição sediada desde 1953 em Hannover, na Alemanha. Atualmente, dez estações-tubo participam do projeto: quatro na Praça Rui Barbosa, duas na Estação Central, duas na Estação Marechal Floriano (Linha Verde) e duas na Praça Carlos Gomes. Idealizado pelo Ippuc, o projeto conta com a parceria da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e da Urbanização de Curitiba (Urbs).
As Tubotecas
As Tubotecas são pequenas bibliotecas instaladas dentro das estações-tubo, as exclusivas estações de passageiros do transporte coletivo de Curitiba, feitas com estruturas tubulares e chapas perfuradas de aço. Criadas para incentivar a leitura entre os usuários de ônibus, são bibliotecas abertas onde as pessoas podem tomar emprestados os livros que desejam sem nenhum custo ou burocracia. Não é preciso preencher cadastro e não existe prazo para devolução. Os livros são doados pela própria Prefeitura Municipal de Curitiba, por instituições e pelos próprios cidadãos.
Antes de chegar às prateleiras, passam por uma seleção realizada pela Fundação Cultural de Curitiba. A Tuboteca tem caráter inédito e transforma um projeto de design em ferramenta de acesso a bens culturais pela população de um jeito simples e descomplicado. A primeira Tuboteca foi inaugurada em Curitiba em março de 2013. Cada Tuboteca tem capacidade para cerca de 150 livros de literatura, entre romances, contos, poesia e literatura infanto-juvenil.
Ao completar três anos, em março de 2016, as Tubotecas somavam 241 mil livros arrecadados que também ajudam a abastecer mais de 40 instituições em Curitiba e na região metropolitana. Desde 2013, foram disponibilizados 145.662 livros nas Tubotecas e foram repassadas mais de 40 mil volumes para bibliotecas comunitárias, ONGS, associações de moradores, escolas, hospitais e penitenciárias.