Imap moderniza gestão, e Fala Curitiba cresce 233%

Ao longo do ano de 2019, o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) se modernizou e ampliou as ações junto aos servidores da Prefeitura e à comunidade. Uma das novidades do ano foi a implementação do Escritório de Processos, um grupo especializado na desburocratização e modernização da gestão.

O trabalho do Escritório de Processos é fazer a revisão de todos os fluxos e encaminhamentos internos e externos dos órgãos da administração pública. O objetivo é reduzir prazos, custos e melhor atender o cidadão.

“O Imap se reestruturou, se modernizou para servir mais e melhor gastando menos. Junto a isso, incorporamos novos projetos e ampliamos o atendimento aos servidores e a população em geral”, ressalta Alexandre Matschinske, presidente do Imap.

Um dos exemplos da reestruturação e modernização do Instituto é o programa de consultas públicas Fala Curitiba. Criado em 2017 para ampliar a participação popular na escolha das prioridades do orçamento da cidade, o Fala Curitiba seguiu um constante crescimento: de 6 mil participações no primeiro ano, para 10 mil no segundo e cerca de 20 mil em 2019 – um crescimento de 233% em 3 anos.

Ao longo de 2019 foram feitas mais de 200 reuniões públicas nos bairros, com representantes, técnicos e gestores de todas as secretarias da Prefeitura. A novidade em 2019 foi a incorporação de recursos de inteligência artificial no sistema, para mapear e acompanhar todas as demandas do Fala Curitiba.

Capacitações

Outro destaque de 2019 foi a contratação, gestão e capacitação de 2.500 estagiários, que foram encaminhados para vários setores da administração municipal. Desde 2017, foram cerca de 6 mil estagiários acompanhados pelo Imap, que iniciaram a vida profissional no mercado de trabalho.

Além de novos estagiários, o Imap também promoveu a capitação de servidores da Prefeitura. Ao longo dos últimos três anos foram feitas cerca de 60 mil capacitações que tiveram a certificação do Instituto. Destas formações, 2 mil foram de brigadistas de incêndio.

Ao todo, de 2017 a 2019, foram ofertadas 48 mil vagas em 600 cursos de formação e desenvolvimento profissional para os servidores da Prefeitura. Neste período, o Imap emitiu cerca de 24 mil certificados de conclusão de curso.

Coworkings públicos

Outra inovação do Imap foi a criação do Worktiba Barigui e Worktiba Cine Passeio, coworkings públicos para trabalho conjunto e colaborativo para empresas inovadoras da cidade. O Worktiba Barigui foi criado em 2017 e requalificou um salão ao lado do Salão de Atos do Parque Barigui.

O Worktiba Cine Passeio foi criado em abril de 2019. Os dois worktibas ofereceram 54 palestras gratuitas e abertas à população ao longo de 2019. Os encontros reuniram 2.694 participantes.

 

Destaques

– Implementação do Escritório de Processos, grupo especializado na desburocratização e modernização da gestão.

– Fala Curitiba ampliado e modernizado, incorporando recursos de inteligência artificial no sistema, para mapear e acompanhar todas as demandas.

– Entre os anos de 2017 e 2019 foram ofertadas 48 mil vagas em 600 cursos de formação e desenvolvimento profissional, sendo emitidos mais de 24 mil certificados.

– No ano de 2017 foi lançada a Revista Curitiba em Destaque com a publicação do primeiro volume. Nos anos de 2018 e 2019 foram publicados mais quatro volumes do periódico que se dedica a divulgar as melhores práticas realizadas por servidores municipais.

– Contratação, gestão e capacitação de 1.600 estagiários em 2017, 2.000 em 2018 e 2.500 em 2019.