ICS humaniza atendimento de mulheres com câncer de mama

Com intuito de humanizar o atendimento às mulheres em tratamento de câncer de mama, o Instituto Curitiba de Saúde ( ICS) ampliou o corpo clínico do Centro de Saúde com a contratação de um médico oncológico mastologista, que passará a atuar em conjunto com a cirurgia plástica.

A integração visa à realização da reconstrução da mama na mesma cirurgia em que é feita a retirada do câncer, quando houver condição médica. “Nosso objetivo é minimizar o impacto físico e psicológico da mulher e garantir a melhoria da qualidade de vida”, disse o doutor Omar Barghouthi, Diretor de Assistência à Saúde.

A reconstrução mamária restaura a forma, aparência e tamanho da mama e está diretamente relacionada ao tipo de cirurgia de mastectomia que é realizada para retirar o tumor cancerígeno. Essa interação é importante para que juntos os profissionais possam encontrar o tratamento ideal de acordo com a situação e a necessidade da paciente.

Os seios têm uma representação simbólica muito forte para a mulher, muito além do fator estético, a cirurgia de reconstrução mamária tem a finalidade de recuperar a autoestima e confiança das mulheres que passaram pelo tratamento oncológico.

Além da redução do número de cirurgias, estudos mostram que a melhora da autoestima obtida pela reconstrução da mama, não só proporciona uma melhor qualidade de vida para a paciente, como influencia positivamente na evolução da doença, ou seja, ajudando no tratamento do câncer.

O corpo clínico do ICS passará por capacitação, principalmente o setor de ginecologia, sobre a rede de atenção aos pacientes com neoplasias mamárias. “Neste caminho, o ICS está acordado para oferecer aquilo que é o mais importante: garantir o valor da vida”, explicou Barghouthi.