Horta orgânica ganha espaço no estacionamento da Prefeitura
Vários tipos de alface, couve, tomate, rúcula, salsinha, coentro, mostarda, alho e muito mais. Um conjunto de 23 variedades de verduras e temperos compõe a horta coletiva produzida por servidores municipais no estacionamento dos carros oficiais da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico.
Idealizada há um ano e meio pelo servidor Genivaldo Caiado, que trabalha na Secretaria de Governo Municipal e é responsável pela manutenção do prédio central da Prefeitura, os alimentos fresquinhos e saudáveis têm complementado a alimentação de servidores e de motoristas da empresa terceirizada pela Prefeitura.
Servidor da Prefeitura há 25 anos, Caiado é um amante das hortas, ele tem em casa e já fez alguns cursos para melhorar a técnica. No estacionamento, a brincadeira que começou com apenas dois vasos e algumas cascas de coco tomou conta dos funcionários que trabalham ali.
“Aos poucos, cada um foi trazendo uma coisa e fomos aumentando a horta. Depois do vaso veio um carrinho de mão velho, alguns paver (material usado em calçadas) e agora temos tudo isso aqui”, diz ele ao mostrar o largo canteiro que substituiu o gramado do estacionamento.
Caiado descreve o hobby como um prazer. "Além disso, quem experimenta recebe um alimento saudável, as pessoas veem que são mais verdes, mais crocantes, mais gostosos", conta.
Além de produzir alimentos sem agrotóxicos, a horta fez com que a rotina dos servidores do local mudasse. A rega da horta fica por conta de quem chega mais cedo, sem atrapalhar o horário de trabalho, e a separação da salada do horário de almoço é feita pelo servidor Cilso Terra.
Dicas de cultivo do servidor Genivaldo Caiado
O local de plantio deve ter luz solar direta pelo menos em parte do dia.
Grande parte das hortaliças pode ser plantada durante o ano todo, porém algumas se desenvolvem melhor em determinadas épocas do ano.
A rega deve ser feita de manhã para o desenvolvimento da planta.
A compostagem feita com folhas secas e cascas de alimento tem a função de repor nutrientes e manter a umidade. A recomendação é não utilizar as cascas de frutas cítricas como o limão.