Guarda Mirim faz ação educativa de trânsito ao lado de escola no Cajuru
Crianças e adolescentes da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, no Cajuru, que participam do programa Guarda Mirim, promoveram uma ação educativa de trânsito nas ruas do entorno da escola, na manhã desta quarta-feira (29/5). A atividade fez parte das ações do Maio Amarelo.
Foram abordados pedestres, pais, motoristas, motociclistas e pedestres. Antes da atividade prática, os integrantes da Guarda Mirim fizeram uma pesquisa de campo nas ruas próximas da escola como na Rua Engenheiro Costa Barros, ao lado da canaleta do transporte coletivo.
Ao todo são 94 estudantes que integram a Guarda Mirim na Escola Durival Britto e Silva, crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Durante as abordagens, os estudantes entregaram materiais impressos da Superintendência de Trânsito (Setran) do Programa Vida no Trânsito, dos perigos do álcool associado à direção, e sobre motos.
Kauã José de Freitas Fernandes, 14 anos, explicou que essas ações de trânsito são feitas com frequência. “Os acidentes continuam acontecendo por coisas simples, como usar o celular no trânsito e não usar o cinto de segurança, por exemplo”, disse o estudante que integra a Guarda Mirim.
A colega dele, Kaylla Cristinny Fogaça Moreira, 13, aprendeu sobre sinalização e comportamentos seguros no trânsito. “O guarda ensinou que independentemente da faixa de pedestres sempre temos que olhar antes de atravessar a rua. Os motoristas não respeitam a faixa de pedestres”, disse Kaylla.
“Aprendemos sobre todas as placas de trânsito. Minha mão é uma boa motorista, mas não conhecia algumas das placas”, completou Kaylla.
O guarda municipal Márcio Antunes orientou a ação educativa de trânsito da Guarda Mirim nesta quarta-feira. “A imprudência no trânsito é muito grande, mesmo com as orientações e campanhas, os motoristas continuam abusando, na velocidade e uso do celular ao volante”, disse Antunes.
Influência das crianças
Paulo Ribeiro sempre usa o carro para buscar o filho na escola. Ele gostou de ver a ação educativa feita pelos estudantes. “As crianças aprendem e influenciam em casa. Meu filho tem 9 anos e me chama atenção quando não ligo a seta para virar em alguma rua. Quando passo no sinal amarelo ele também reclama”, contou Ribeiro. A mesma ação foi feita na segunda-feira (27/5), na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, também no Cajuru.
Vida no Trânsito
Nesta quinta (30/5) e sexta-feira (31/5), Curitiba será sede do 7º Fórum Paranaense de Mobilidade Urbana. O evento será feito no Salão de Atos do Parque Barigui e é promovido pela Setran, Urbs e Associação Nacional de Transportes Públicos.
Na sexta-feira (31/5), a partir das 9h serão apresentados os dados do Programa Vida no Trânsito (PVT). O principal ponto será a divulgação do relatório de mortes no trânsito relativo ao ano de 2018. Elaborado pela equipe municipal à frente do Programa Vida no Trânsito (PVT), o documento analisa fatores e condutas que levam a acidentes fatais.