Greca se encontra com alunos de escola danificada por explosão e inspeciona reforma

 

O prefeito Rafael Greca visitou, nesta terça-feira (6/9), a Escola Municipal Umuarama, que acaba de passar por uma reforma de emergência. Situada no bairro Capão Raso, na Regional Pinheirinho, ela foi atingida pelo incêndio resultante da explosão do bujão de gás de uma residência vizinha e que afetou dependências da escola. O acidente foi há menos de 2 meses.

“Nesta véspera da celebração pelos 200 anos do Brasil como nação, entregamos essa obra para o setor que emancipa o cidadão, pois a verdadeira independência nasce da educação”, disse Greca, que aproveitou a visita para detalhar as intervenções feitas pela Prefeitura no local.

Por meio da Secretaria Municipal da Educação, foram investidos R$ 67.627,72 na recuperação do muro dos fundos da unidade, bem como das paredes de uma sala de aula, da sala dos professores e de parte do teto. “O susto passou e está tudo novo”, disse.

Adaptações temporárias

A Escola Municipal Umuarama está em funcionamento há 46 anos. Estudam no local 442 crianças de pré-escolar e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Até o fim do mês, por causa das obras, 35 estudantes do 5º ano tiveram aulas no Centro de Educação Integral Cláudio Abramo. Isso foi necessário porque a sala de aula da turma foi uma das dependências atingidas pelo acidente.

Por causa dessa adaptação, nos primeiros dias do segundo semestre letivo os estudantes chegavam até a escola temporária com transporte escolar organizado pela Prefeitura. No final do período, do mesmo modo, voltavam até o portão da unidade em obras.

Manifestações de carinho

Cursando o último ano na escola e representando os demais colegas, os estudantes do 5º ano Lucas Pontes, Melissa Fogaça e Bryan Leal Zyla homenagearam o prefeito com lembranças feitas pela turma.

Já Isabele Cristine Garcia surpreendeu Greca com um souvenir especial: a miniatura de uma caneca comemorativa dos 300 anos de fundação de Curitiba, celebrados em 1993, no início de sua primeira gestão como prefeito. A peça pertenceu à avó de Isabele, que incentivou a neta a entregá-la ao prefeito.

Greca retribuiu com gibis temáticos sobre a Independência do Brasil. “Cada um terá o seu, para ler, entender e guardar”, disse.

Acompanharam a visita do prefeito a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e a diretora da Escola Municipal Umuarama, Andrea Meira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *