Governo do Estado lança ação de plantio de árvores nativas em Curitiba
Depois de lançar o Desafio 100 mil Árvores na capital, na última sexta-feira (20/9), a Prefeitura de Curitiba apoia a iniciativa Paraná mais Verde, do Governo do Paraná, para incentivar o plantio de árvores nativas nos municípios paranaenses. O programa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo foi lançado nesta segunda-feira (23/9) em diversas cidades.
Em Curitiba, o prefeito Rafael Greca participou do plantio de duas árvores no Colégio Estadual Júlia Wanderley, no bairro Batel. Junto com cerca de 500 alunos do ensino fundamental, foram plantadas simbolicamente, no pátio da instituição, uma pimenteira e uma muda de erva-mate.
“Quero pedir a vocês que sejam jovens de mãos verdes, a terra espera as mudas que vão mudar o planeta e nós vamos mudar o planeta”, disse, arrancando aplausos dos estudantes.
Junto com Greca, estavam o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva, o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes e o vice-prefeito, Eduardo Pimentel.
A ação é dirigida às 2.146 escolas da rede estadual de ensino e 400 Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), com a distribuição de 500 mil mudas de árvores. O evento também é alusivo ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro (sábado), e o início da Primavera, nesta segunda-feira (23/9).
Também participaram do lançamento o diretor do Colégio Júlia Wanderley, Cristiano André Gonçalves; o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ibson Martins de Campos; o presidente da Cohab Curitiba, José Neto Lupion; e professores da instituição.
Contra as mudanças climáticas
A capital já plantou as primeiras 1.380 mudas das 100 mil que fazem parte do desafio que segue até a primavera de 2020. Com a participação de estudantes da rede municipal, o plantio aconteceu na última sexta-feira, no Bosque Túlio Vargas, na CIC.
Os moradores de Curitiba interessados em participar poderão retirar mudas produzidas pelo município no Horto Municipal da Barreirinha ou adquirir as suas próprias.
Plantios dentro de áreas privadas podem ser feitos sem restrições. Quem quiser plantar em área pública, precisa pedir autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para que haja escolha da espécie mais adequada para o local.
“Nas vias públicas precisamos levar em consideração o espaço disponível e a ocorrência de fios da rede elétrica”, explica o diretor de Produção Vegetal da Secretaria, José Roberto Roloff. Em via pública, Curitiba conta com cerca de 320 mil árvores.
A participação no Desafio 100 mil Árvores poderá, em breve, ser registrada pelo site 100milarvores.com.br. Com um cadastro de perfil, vai ser possível acompanhar a localização dos plantios de cada cidadão.
Indústrias, empresas e associações interessadas em colaborar poderão também fazer seus registros na plataforma.