Feirantes doam 1,4 tonelada de hortifrútis na primeira semana de apoio
Feirantes de Curitiba doaram 1,4 tonelada de hortifrutigranjeiros para o Mesa Solidária na primeira semana de participação dos comerciantes no programa da Prefeitura de apoio a pessoas em situação de rua. O projeto-piloto começou, na última terça-feira (12/5), e ocorre inicialmente em cinco das 89 feiras do município, administradas pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
Lançado no fim de 2019, o Mesa Solidária é uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social, que cedem espaços (restaurantes populares) e apoio logístico, com instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.
Com a 1,4 tonelada de alimentos frescos doados pelos feirantes foi possível incluir frutas, hortaliças e legumes em 3,5 mil refeições servidas, até domingo (17/5), nos Restaurantes Populares da Matriz e Capanema.
Além das terças-feiras, na Feira do Rebouças, os comerciantes estão doando hortifrútis que perderam o padrão comercial (com algum tipo de “machucadinho”), às sextas-feiras, na feira do Água Verde; aos sábados, nas feiras do Alto da Glória e 19 de Dezembro (orgânica), no Centro; e aos domingos, na Feira da Praça 29 de Março, no Mercês.
Os alimentos doados pelos feirantes, além de serem usados para preparar lanches do Mesa Solidária, também são distribuídos para comunidades carentes atendidas pelas instituições parceiras.
Com bancas nos pontos do Rebouças e Alto da Glória, o feirante Juliano Trevisan está empolgado em participar do Mesa Solidária. “Todos nós precisamos fazer a nossa parte para que as pessoas sofram menos pela falta de alimentos, principalmente, este momento de pandemia do novo coronavírus”, afirma ele.
Solidariedade
Lilian Maria Dallastra recebeu em nome do Terreiro Vovó Benta, no último domingo (17/5), 264 quilos de frutas e hortaliças doadas pelos comerciantes da Feira da Praça 29 de Março. “É um alimento que seria descartado, pois nenhum freguês queria, mas que agora vai ajudar as pessoas necessitadas”, agradeceu ela. Desde o fim do ano passado, o Terreiro Vovó Benta participa do Mesa Solidária.
O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, lembra que o órgão da Prefeitura vem fazendo um trabalho de sensibilização com os feirantes para a importância do Mesa Solidária e que os comerciantes tiveram a solidariedade despertada, principalmente, neste momento de pandemia. “Precisamos entender que alimento não é lixo. Não podemos jogar comida fora enquanto tanta gente passa fome", reforça ele.