Expo Educação reúne especialistas em avaliação de aprendizagem, leitura e segurança na internet

Especialistas da educação estarão em Curitiba nesta terça (31/7) e quarta-feira (1/8) para a Expo Educação 2018, no Expo Renault do Parque Barigui. Organizado pela Secretaria Municipal da Educação, o evento reunirá os 17 mil profissionais da rede municipal de ensino, parceiros de instituições ligadas à educação e representantes da comunidade para participarem do novo formato da Semana de Estudos Pedagógicos (SEP).

Serão dois dias de reflexões, debates e, pela primeira vez em uma SEP, uma diversidade de experiências práticas envolvendo os principais temas sobre o ensino público. São 84 estandes, nove encontros com especialistas, 66 minipalestras e experiências práticas como a interação com robôs, impressoras 3D, passeio turístico virtual, QR codes e projeções em uma tenda de 360º.

“Estamos integrando elementos fundamentais para um ensino de qualidade: o aprofundamento das discussões com especialistas e também ações práticas relacionadas às tecnologias e às metodologias transformadoras e contemporâneas”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Ecossistema de inovação

A revolução feita na organização do evento – um dos mais importantes momentos de formação continuada dos profissionais da rede, voltada ao planejamento do trabalho para o segundo semestre – segue a linha dos programas e ações desenvolvidas nesta gestão, incorporando o conceito do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da cidade.

Entre os destaques da programação estão as discussões sobre avaliação e qualidade na Educação, com a abordagem do diretor de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação, Dilvo Ristoff, que abordará limites, possibilidades e desafios na avaliação, e de Jussara Hoffmann, com enfoque na mediação, observação e construção de práticas educativas.

Mestra em Educação, Jussara é uma das maiores especialistas em avaliação da aprendizagem do país, referência na formação de educadores, conferencista e consultora no Brasil e no exterior.

O crítico em literatura infantojuvenil Cléber Fabiano da Silva, doutor e mestre em Educação e membro da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH), discutirá por que ler e contar histórias, enquanto Rodrigo Njem refletirá sobre como educar para boas escolhas online e a segurança na internet.

Njem é doutor em Psicologia, integrante da ONG Safernet Brasi e criador de materiais pedagógicos para promoção da cidadania digital e proteção aos Direitos Humanos na Internet.

Formação profissional

A escolha dos especialistas, destaca a superintendente de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação, Elisângela Mantagute, considerou o resultado de uma pesquisa feita em 2017, com os servidores da área, para verificar o interesse em relação aos processos de formação profissional.

“A consulta originou a elaboração de um novo plano de formação que valoriza a autonomia dos servidores em relação a escolha de seus percursos profissionais e também nos apontou necessidades de mudança na organização de nossos estudos pedagógicos”, diz Elisângela.

A iniciativa prevê ações formativas em diferentes modalidades, porém, todas a partir do exercício da reflexão, aplicação e superação de desafios. A realização do modelo inédito de SEP e a definição dos especialistas participantes em todas as ações é parte do novo plano de formação denominado Veredas Formativas.

Assim como acontecerá durante a Expo Educação, ao longo do ano os profissionais poderão escolher de quais formações querem participar. São ações realizadas de forma presencial e a distância, com participações nas salas Google e monitoradas por professores mediadores. Serão oferecidas oficinas práticas, palestras e discussões associadas às ações pedagógicas desenvolvidas na rede.

Serviço: Expo Educação 2018

Data: terça (31/7) e quarta-feira (1/8)

Local: Espaço Expo Renault, no Parque Barigui

Entrada franca

Palestras:

31/7 (TERÇA-FEIRA)

8h30 às 9h30 – Avaliação e Qualidade na Educação: Limites, Possibilidades e Desafios, com Dilvo Ristoff

10h30 às 11 horas – Educando para Boas Escolhas Online: Segurança e Cidadania na Internet, com Rodrigo Nejm

14h às 15 – Avaliação e Qualidade na Educação: Limites, Possibilidades e Desafios, com Dilvo Ristoff

15h30 às 16h30 – Educando para Boas Escolhas Online: Segurança e Cidadania na Internet, com Rodrigo Nejm

19h às 20h – Avaliação e Qualidade na Educação: Limites, Possibilidades e Desafios, com Dilvo Ristoff

1/8 (QUARTA-FEIRA)

8h30 às 9h30 – Por que Ler e Contar Histórias?, com Cleber Fabiano da Silva

10h30 às 11h – Avaliação Mediadora: Observação, Reflexão e Construção das Práticas Educativas, com Jussara Hoffmann

14h às 15h00 – Por que ler e contar histórias? com Cleber Fabiano da Silva

15h30 às 16h30 – Avaliação mediadora: observação, reflexão e construção das práticas educativas, com Jussara Hoffmann